A Recepção de Calouros do Diretório Central das e dos Estudantes (DCE), em conjunto com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), começa na próxima segunda-feira, 27, às 9h, no Anfiteatro de Estudos Sociais, ao lado da cantina da Faculdade de Direito. Com o tema “A UFJF é nossa: construindo novos horizontes”, a programação traz informações úteis para a vida universitária, debates sobre questões sociais e políticas. O reitor da UFJF, Marcus Vinicius David, participa da abertura e dará as boas-vindas aos calouros. 

Na primeira atividade do dia, os estudantes poderão tirar dúvidas durante a mesa “Cheguei na UFJF, e agora?”. Será um momento interativo entre os jovens e representantes da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), da Ouvidoria Geral da UFJF e do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI). 

Ainda na segunda-feira, às 18h45, os alunos poderão conhecer melhor as atividades que a Universidade realiza junto à comunidade em geral na mesa com o tema “Extensão Universitária: uma UFJF fora dos muros”. O encontro terá a participação de representantes das seguintes entidades: Pró-reitoria de Extensão (Proex), Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e do Cursinho Garra, ação extensionista da UFJF que oferece aulas pré-vestibulares para pessoas em vulnerabilidade socioeconômica. O evento também acontece no Anfiteatro de Estudos Sociais. 

As atividades da recepção seguem até o dia 12 de abril, agregando também os calouros de cursos que cumprem o calendário de reposição. Parte desses cursos iniciarão as aulas no próximo mês. 

“Vamos tratar da Universidade, da vida acadêmica e suas vivências: como é ser mulher dentro da instituição, como é ser negro na Universidade. Como ter acesso a políticas públicas, como se organizar para ajudar a construir uma universidade pública, gratuita e de qualidade”, afirma uma das integrantes da coordenação geral do DCE, Maria Edna Fernandes, que também dará as boas vindas aos calouros na abertura da recepção. 

Haverá emissão de certificado para os estudantes que comparecerem ao evento. A recepção aos calouros representa um momento institucional de reencontro após o advento da pandemia, com a participação de diversas entidades – da administração superior da universidade e estudantis. 

Para o reitor da UFJF, a calourada é um momento “muito importante” para a Universidade, em que a instituição se renova. Segundo Marcus David, essa renovação acontece por meio dos novos alunos, que chegam com sonhos e expectativas.

“É um momento de alegria em que desejamos demonstrar aos estudantes o quanto a Universidade os quer bem e os acolhe para que eles possam viver essa etapa das suas vidas e de suas formações, da melhor forma possível”, destaca David. Ainda de acordo com o reitor, a expectativa é de que 2023 seja um ano de retomada de projetos. “É um ano que traz mais esperanças de que a Educação Superior, a Ciência e a Tecnologia voltem a ter o reconhecimento do papel fundamental que têm para o desenvolvimento social e econômico do país.” 

A representante do DCE acrescenta que a campanha de boas-vindas “UFJF é nossa” foi pensada a partir da ideia de uma Universidade realmente popular, de retorno à “construção de novas políticas de permanência, de ingresso por Lei de Cotas, debates e avanços contra machismo, homofobia, LGBTfobia e outras formas de discriminação”, lista. 

Programação

Na primeira semana da recepção, haverá outras ações na quarta-feira, 29 e na quinta-feira, 30. Confira a programação e outras informações sobre a Recepção, nas páginas do DCE e da UFJF no Instagram. “A gente acredita que vai ser um momento muito importante, não somente para esses calouros de agora, mas também para os últimos calouros que entraram e não tiveram a oportunidade de ter esse contato e essa experiência dentro da Universidade”, lembra Maria Edna. 

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF