Transmissão será ao vivo pelo canal do YouTube @renaturaufjf (Arte: Divulgação)

Primeiro projeto de pesquisa do Brasil a abordar a religiosidade e a natureza, o grupo Renatura promove Ciclo de Webinários com estudos que compreendem essa relação no campo da Ciência da Religião. Ao todo, serão promovidos 10 encontros virtuais quinzenais. O primeiro será transmitido nesta sexta-feira (24), a partir das 15h, no canal do grupo no YouTube. A temática “Natureza e tradições hindus” será abordada pelo mestre em Ciência da Religião, Matheus Landau de Carvalho. 

“Estamos passando por uma crise humana, civilizacional e ambiental. As três crises estão profundamente interligadas e é muito importante convidar as pessoas para travar contato com essa reflexão, não apenas em termos de religiosidade, mas também em termos de pensar espiritualidade e natureza em suas mais diversas perspectivas”, salienta o professor do Departamento de Ciência da Religião (Decre) e coordenador do grupo Renatura, Clodomir Andrade.

Os encontros serão mediados pelo coordenador do projeto e também pelos professores Oscar Bauchwitz, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Sergio Ricardo Barros, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Os pesquisadores serão autores dos capítulos do livro “Natureza e sagrado: olhares”, previsto para ser lançado em abril.

O evento marca uma mudança para o grupo Renatura, no qual o objetivo deixa de ser focado em religião e espiritualidade e passa a ter estudos mais expandidos, entre ciências humanas e ciências naturais com uma perspectiva plural. O grupo atualmente está inserido no Departamento de Filosofia (DFIL) da UFRN e também no Instituto de Geociências (EGG) da UFF. 

“O Renatura agora é fundamentalmente um grupo de pesquisa que pretende repensar a relação humana com a natureza, tanto pelo viés das humanidades quanto também das ciências naturais.”


Programação completa:

Encontros ocorrerão quinzenalmente, sempre às 15h (Arte: Divulgação)

Outras informações:

youtube.com/@renaturaufjf

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião (PPCIR)