Integrantes do projeto de extensão EducaDor, do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) realizou na última segunda-feira, 13, um reunião com fisioterapeutas dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) para apresentar as ações extensionistas promovidas em Governador Valadares.

De acordo com as professoras do curso do Fisioterapia da UFJF-GV, Katy Andrade e Ludimila Forech, foi definido  que os cenários de práticas para os estudantes que participam do projeto de extensão serão expandidos e o número de pessoas beneficiadas com esse projeto ampliados. “Atualmente a equipe do EducaDOR desenvolve materiais educativos em formato de vídeos, cartazes e panfletos, todos de domínio público e que, a partir de agora, serão disponibilizados aos servidores do município. Além disso, os estudantes realizarão palestras educativas nos cenários de atuação dos NASF”, explicaram.

Contando com a participação de sete estudantes de fisioterapia da UFJF-GV, o EducaDOR preza pela disseminação de boas informações sobre a dor crônica musculoesquelética e pelo estímulo do autocuidado por movimento, sempre pautados em evidências científicas. “Esse projeto surgiu da necessidade de se reduzir medos, mitos, ansiedade e incapacidades provenientes das dores crônica musculoesquelética. Sabe-se que quanto mais um indivíduo desconhece sobre dor, mais ele tende a pensar que a situação é ameaçadora e, consequentemente, desenvolver piores estratégias de enfrentamento, atitudes mal-adaptativas e pensamentos catastróficos”, afirma a professora Katy Andrade.

A professora Ludimila Forech complementa que a desinformação “acarreta em consultas frequentes a vários médicos, submissão a exames desnecessários e até prejudiciais, além de tratamentos excessivos e impróprios, podendo até ser submetido a cirurgias que poderiam ser evitadas”.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas através do e-mail educador.ufjf@gmail.com