O projeto de extensão “Cuidado compartilhado: parceria entre família, profissionais de saúde e pessoas com síndrome de Down (trissomia do 21)” do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) promove nesta segunda-feira, 20 de março, às 18h, um bate-papo aberto ao público sobre “Aspectos genéticos e trissomia do 21”. A atividade visa destacar a importância do Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março.

A data foi escolhida em alusão à Trissomia do Cromossomo 21, uma vez que as pessoas com a síndrome de Down carregam três cromossomos número 21, em vez de dois, como as demais pessoas.

De acordo com a professora Andréia Peraro, coordenadora do projeto de extensão, a data é celebrada desde 2006 com o objetivo de fomentar a visibilidade social e conscientizar a sociedade para a necessidade da inclusão das pessoas com a síndrome de Down. “É preciso que as pessoas respeitem e contribuam para acabar com o preconceito. As pessoas com síndrome de Down estão no mercado de trabalho, nas universidades, se casam e levam uma vida comum. Ou seja, a data ajuda a contribuir para esta inclusão. Como mãe de uma pessoa com síndrome de Down, eu sei que existem limitações, comorbidades, mas é preciso sempre destacar que é possível superar estas limitações e mostrar que estas pessoas merecem oportunidades como qualquer outra”.

O bate-papo será realizado na sala 04 da Unidade São Pedro, à avenida Moacir Paleta, 1167. Serão emitidos certificados de participação a todos os presentes.