Comemorado no dia 16 de março, o Dia Nacional da Ouvidoria, data instituída pela Lei 12.632, em 2012, tem como objetivo conscientizar sobre a importância do trabalho do ouvidor no atendimento à comunidade interna e externa dos diferentes órgãos e instituições.

Na Universidade Federal de Juiz de Fora, a Ouvidoria é responsável por receber, encaminhar e acompanhar elogios, sugestões, solicitações, reclamações e denúncias. Ela exerce o papel de porta-voz do cidadão, possibilitando o aprimoramento dos serviços prestados.

Nesse sentido, a Ouvidoria atende seus usuários presencialmente, por e-mail ou telefone. Contudo, o Fala.BR é o único canal para o registro das manifestações.

Ouvidora da UFJF, Anna Cláudia Rodrigues

“A Ouvidoria Geral prima pelo caráter democrático e pela resolutividade das necessidades de seu público-alvo”, expressa Anna Cláudia Rodrigues (Foto: Carolina de Paula)

Além disso, a Ouvidoria da UFJF também atua de forma integrada a outros setores da Administração com o intuito de contribuir com a solução de problemas existentes e tem como objetivo buscar respostas que ultrapassem a dimensão punitivista e observem a urbanidade, a acessibilidade, a cortesia e o respeito no atendimento aos usuários manifestantes.

“Ao estabelecer a comunicação entre a comunidade e a Administração, a Ouvidoria se apresenta como um importante instrumento de gestão e agente de mudanças na instituição, considerando que as manifestações dos cidadãos oportunizam o aprimoramento dos serviços prestados”, destaca a ouvidora geral da UFJF, Anna Cláudia Rodrigues Alves

Neste sentido, os encaminhamentos feitos pela Ouvidoria têm como objetivo contribuir com a resolução de problemas existentes de forma otimizada.

Ouvidoria de Ações Afirmativas

Ouvidora especializada da UFJF, Danielle Telles

Professora da Faculdade de Medicina, Danielle Telles, foi nomeada ouvidora especializada em ações afirmativas em 2021 (Foto: Carolina de Paula)

De modo a melhorar a qualidade do atendimento, desde 2016, a UFJF conta com duas Ouvidorias: a Geral funciona como um canal de mediação entre a Instituição e as comunidades interna e externa.

E a Especializada em Ações Afirmativas, que recebe demandas de situações de discriminação, preconceito, violência, opressão e negação de direitos vivenciadas no ambiente universitário.

O setor, criado em junho de 2016 por meio da Resolução nº 32 do Conselho Superior, integra a Diretoria de Ações Afirmativas da UFJF e tem como atribuição principal combater quaisquer tipos de discriminação e violência no âmbito da Universidade.

“Precisamos avançar para a radicalidade da democracia e construir novas formas de relação entre os sujeitos que permitam a reparação das iniquidades sociais e a retratação dos processos de exclusão socialmente forjados”, ressalta a ouvidora Especializada em Ações Afirmativas Danielle Telles

Atendimentos nos últimos anos

Possibilitando a mediação e o encaminhamento correto de solicitações, apenas nos últimos dois anos (2021 e 2022), período que abrange a transição do atendimento remoto ao presencial, a Ouvidoria Geral contabilizou 672 atendimentos, consolidando este canal como um espaço de diálogo entre a comunidade interna e externa com a UFJF.

Tipos de manifestação pelo Fala.BR

É possível fazer diferentes tipos de manifestação pelo Fala.BR (Imagem: Reprodução)

Cabe destacar que todas as manifestações encaminhadas à Ouvidoria da UFJF tem como garantia o sigilo das informações.

Já a Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas recebeu oito manifestações em 2021.

Portanto, cabe à Ouvidoria Especializada acolher as demandas pertinentes à política de ações afirmativas, buscando sempre a negociação dos conflitos por meio do diálogo. Vale ressaltar que há a garantia de anonimato às vítimas.

Como encaminhar manifestação pelo Fala.BR (Arte: Gustavo Pereira)

Como funciona?

A Ouvidoria da UFJF garante a manifestação e correto encaminhamento das manifestação do cidadão. Assim, se pautam na perspectiva democrática, enquanto espaços de garantia de direitos e de participação social.

Para entrar em contato, basta entrar no site Fala.BR; escolher qual tipo de solicitação você deseja registrar; entrar na sua conta; e enviar a sua demanda direcionada à Universidade Federal de Juiz de Fora. Caso precise de auxílio, também é possível procurar presencialmente, por e-mail ou telefone.

Qual é o prazo de respostas?

Como prevê a Lei nº 13.460, de 2017, o prazo para responder a uma solicitação é de 30 dias corridos, podendo ser prorrogável por mais 30 dias.

Atendimentos

Para atendimentos presenciais, o horário de funcionamento da Ouvidoria é das 7h às 19h. O contato por telefone pode ser feito pelo número (32) 2102-3380.

Já os contatos para atendimentos por e-mail são: ouvidoria@ufjf.br, para a Ouvidoria Geral e ouvidoriaespecializada.diaaf@ufjf.br, para a Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas.

Endereço para manifestações: Fala.BR – Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação

Outras informações: ufjf.br/ouvidoria