No retorno às aulas, estudantes e veteranos do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participam da Semana de Recepção e de Acolhimento aos Calouros do ICH. Nesta quinta-feira, 16, dentro do projeto Quintas Culturais do ICH, será apresentado o tributo “Uiara Leiggo canta Cássia Eller”, a partir das 17h, na Praça Vermelha do instituto. Estudantes do ICH e de outras unidades acadêmicas podem participar dos eventos. 

O repertório é formado por canções que ficaram famosas na voz da cantora carioca, falecida aos 39 anos em 2001. Temas que são “clássicos da música brasileira”, na avaliação de Uiara Leiggo. 

“Músicas que fazem a gente refletir sobre tudo: questões sociais, amor, vida, autoconhecimento. Tem um pouquinho de tudo na história do repertório da Cássia. Então achei que ficaria muito bom fazer essa junção da Cássia com os novos estudantes”, afirma a cantora que apresenta o tributo há uma década. 

Uiara foi estudante da UFJF: fez graduação em Enfermagem e Residência em Saúde da Família pela Universidade. Para a cantora, se apresentar no campus garante o sentimento de “estar em casa”. “É uma sensação ótima. Também sou filhote da Universidade”, conta. 

A cantora tenta traduzir os sentimentos dos novos estudantes ao ingressarem na instituição. “Imagina a ansiedade, a expectativa, sobretudo ao que agora vem de planejamento para a vida. Mostrar que a Universidade é acolhedora, abraça a todos e todas, isso, com certeza, é um diferencial nessa iniciação dos alunos”, diz Uiara. 

Promover a socialização dos calouros

O show e as outras atividades da Semana de Acolhimento e de Recepção aos Calouros do ICH são organizadas pela direção do instituto, em parceria com coordenações de cursos, centros e diretórios acadêmicos. Também há ações promovidas em parceria com a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e o Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI). Os calouros receberam uma cartilha com informações sobre a organização interna do ICH, o horário de funcionamento, as linhas de ônibus que atendem o instituto, entre outros temas. 

De acordo com o diretor do ICH, professor Fernando Perlatto, a intenção foi criar uma programação que tivesse uma diversidade de ações. Desde informações úteis sobre as dinâmicas dos cursos e as grades curriculares, assistência estudantil e acessibilidade, além das atividades de recepção por parte dos DAs e CAs. 

“O ICH é um instituto muito grande, de maneira que criamos o evento para permitir a integração desses estudantes não só nos seus cursos. É um instituto interdisciplinar, plural, de maneira que a gente busca esse diálogo não apenas entre estudantes, mas também entre professores. Tem proximidade, com diversidade, de maneira que colocamos alunos e professores em diálogo”, ressalta Perlatto que destaca também o diálogo entre direção do ICH, DAs e CAs e coordenadores de curso no planejamento do evento. 

Promover a socialização desses jovens que estão ingressando na Universidade também foi uma questão considerada na formulação da Semana de Acolhimento. “Quando o aluno entra na UFJF, é importante socializá-lo dentro da Universidade, repassar as principais instruções e promover de fato esse processo de acolhimento para que ele se sinta de fato parte da Universidade”, avalia Fernando Perlatto. 

Oito cursos de graduação e seis programas de pós-graduação integram o instituto. Confira a programação completa da Semana de Recepção e de Acolhimento aos Calouros do ICH.