Estão abertas as inscrições para os cursos de extensão: “Fundamentos Básicos de Danças de Salão: Bolero, Samba e Forró” e “Formação Inicial e Continuada em Danças e Culturas Populares”. Ambos são gratuitos e serão oferecidos na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), a partir deste mês de março. As modalidades fazem parte do projeto “Pés de Valsa: danças de salão UFJF”. Confira as informações detalhadas sobre cada uma das opções:

Fundamentos Básicos de Danças de Salão: Bolero, Samba e Forró

Fundamentos básicos da dança de salão são ensinados aos participantes  (Foto: Iago Medeiros)

O público-alvo do curso são pessoas de todas as faixas etárias, que nunca fizeram aula de dança ou com nível básico, e que tenham interesse em aprender os fundamentos básicos da dança de salão. Trinta vagas estão disponíveis – quinze para condutores e outras quinze para conduzidas (estas já preenchidas, por ordem de chegada). Após o preenchimento das vagas, será aberta uma lista de excedentes.

De acordo com o coordenador do projeto Pés de Valsa, Neil Franco, a prática da dança de salão pode ser benéfica para a saúde física dos participantes, atuando na coordenação motora, além de promover bem-estar emocional. “Dançar é viver, é ter contato com o outro. Os benefícios do curso para quem participa são abrangentes: vão desde o campo psíquico, passando pelo campo motor fisiológico e o emocional”, afirma Franco, que também é professor do Departamento de Ginástica e Arte Corporal da Faefid. 

Duração: de 27 de março até 10 de julho.

Horário: Aulas semanais, às segundas-feiras, das 19h às 21h.

Local: Sala 01 da Faefid. 

Inscrições: Secretaria da faculdade, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. 

Vagas: 30

Outras informações: (32) 2102-3290. 

Formação Inicial e Continuada em Danças e Culturas Populares

Benefícios da dança vão do campo psíquico, passando pelo campo motor fisiológico e o emocional (Foto: Iago Medeiros)

Neste curso, o público-alvo são graduandos e graduados em diversas áreas da docência, como Educação Física, Artes e Pedagogia. A intenção é contribuir para a formação inicial e continuada de docentes para a atuação no campo das Danças e Culturas Populares. Entre os temas do curso estão: noções coreográficas, expressão rítmica, capoeira, danças tradicionais brasileiras e internacionais e danças de salão, danças circulares, danças urbanas e improvisação. 

“É um curso para contribuir na formação para atuação em dança, nas mais diversas áreas. Com um foco mais específico na formação docente, inicial e continuada”, afirma Neil Franco, que coordena a atividade em parceria com a professora Cátia Pereira Duarte, do Departamento de Educação Física do Colégio de Aplicação João XXIII. 

Duração: de 25 de março e 11 de novembro

Horários: 12 módulos de quatro horas, aos sábados

Carga horária: 80 horas (50 presenciais e 30 on-line). 

Local: Ginásio de Ginástica da Faefid. Para participar

Inscrições: Pelo formulário eletrônico, até o dia 22 de março. 

Vagas: 50

Outras informações podem ser obtidas por e-mail.

Atualizada dia 16/03, às 14h35