O Em Rede – Núcleo Juiz de Fora abriu inscrições para o processo seletivo de novos membros da coordenação. O projeto, apoiado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), é uma organização de estudantes voluntários que trabalham em prol da promoção da internacionalização da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Alunos de todos os cursos podem se inscrever até sábado, 18 de março, por meio do preenchimento de formulário eletrônico.

Segundo o edital, está previsto que serão três vagas para o departamento de Marketing, uma vaga para Gestão de Pessoas, três para o Conhecimento em Rede, uma para mediação do Clube de Conversação em Inglês, três para o Universitário por um dia e duas para o Grupo de Estudos em Relações Internacionais. 

O processo de seleção com as entrevistas ocorrerá de modo presencial, e remoto apenas para os alunos que estiverem de férias, conforme o calendário acadêmico. As entrevistas presenciais serão na DRI, entre os dias 22 e 24 de março, e a remota pelo Google Meet, entre os dias 27 e 28 de março. 

Na prática

Dentre os projetos da iniciativa estão os Clubes de Conversação (CC) nos idiomas Inglês, espanhol, francês, coreano, italiano, japonês e português para estrangeiros, os quais promovem a prática e a aprendizagem de línguas estrangeiras. O Conhecimento Em Rede também realiza o Bate-papo com ex-intercambistas que une estudantes que participaram do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação da UFJF (Piigrad), de diferentes destinos, e estudantes interessados em participar, visando à troca de experiências e esclarecimento de dúvidas, bem como ao apoio para preparação dos futuros intercambistas.

Além disso, os Estudos Globais  permitem que todos tenham espaço para aprender e compartilhar seus conhecimentos, por meio de rodas de conversas e grupos de discussão sobre os diversos temas de internacionalização. Já o Passaporte Literário promove debates em torno de diversas temáticas, por meio das narrativas de autores de outros países, manifestando diferentes culturas.

Relatos de voluntários Em Rede

Desde que entrou na UFJF, Stéphanie Carias pensava em fazer um intercâmbio e gostava muito de praticar novos idiomas, conhecer novas pessoas, queria saber mais sobre diferentes culturas. Ela encontrou tudo isso no Em Rede, de início como mediadora do Clube de conversação em Espanhol até se tornar Coordenadora Geral do projeto. Foi assim que ela ficou quatro anos fazendo parte dessa organização. 

“Eu criei tantos vínculos de amizade e contatos para trabalhos futuros. Melhorou muito meu currículo, minha confiança com coordenação e com mediação, principalmente de uma língua estrangeira. Foi uma das fases mais importantes da minha vida”, explica Stéphanie.

Para Gabrielle Lopes, estudante de Letras e voluntária no Passaporte Literário, o projeto é uma forma de democratização. “Ele carrega uma grande bagagem cultural que conecta pessoas de vivências diferentes e que se encontram em um lugar comum para falar dessa internacionalização do conhecimento.”

Esses são alguns dos relatos que encontramos ao perguntar aos estudantes voluntários o que o Em Rede mudou em suas vidas, o que esta organização representa para a universidade. “É fundamental quando entramos em uma universidade ter consciência do nosso lugar, enquanto um compromisso social que estamos assumindo para contribuir com a sociedade no futuro”, finaliza Bernardo Barcellos, estudante de Arquitetura e Urbanismo e voluntário do Universitário Por Um Dia,  sobre a importância de participar deste projeto.

Outras informações: Diretoria de Relações Internacionais (DRI)