Estão abertas as inscrições para o 1º Encontro dos Bibliotecários de Juiz de Fora, organizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro de Difusão do Conhecimento (CDC), órgão gerenciador das bibliotecas da Universidade. O evento, no dia 23 de março, terá palestras relacionadas à “Atuação do bibliotecário nos dias atuais”. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em formulário eletrônico. O encontro acontece a partir de 13h30, no Anfiteatro das Pró-Reitorias, em formato híbrido com transmissão ao vivo no canal das Bibliotecas da UFJF no YouTube. O objetivo dos organizadores é promover a integração e o fortalecimento da profissão. 

Programação

O presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª Região (CRB-6), Álamo Chaves de Oliveira Pinheiro, ministra palestra com o tema “Perspectivas para o bibliotecário na atualidade: ações do CRB-6”. Pinheiro é, ainda, bibliotecário-documentalista da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Em seguida, a professora e Coordenadora da Rede de Bibliotecas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Viviane Santos de Oliveira Veiga fala sobre “Trajetória biblioteca: oportunidade e desafios”. E a última atividade da programação fica a cargo professor Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) com o tema “Biblioteconomia, Educação e Diversidade: novos desafios para o bibliotecário”.

Dia do Bibliotecário

O 1º Encontro dos Bibliotecários de Juiz de Fora será realizado em comemoração ao Dia do Bibliotecário, celebrado no último domingo, 12 de março. O público-alvo do evento é formado por bibliotecários de Juiz de Fora e região e de outras partes do país, já que o evento terá transmissão on-line. 

De acordo com o coordenador do Centro de Difusão do Conhecimento e bibliotecário-documentalista da UFJF, Sérgio Crisóstomo dos Reis, o evento será pautado pela discussão de temas atuais da profissão, tendo em vista o avanço das novas tecnologias de informação e comunicação. 

“A atuação profissional do bibliotecário tem se modificado, deixando de ser apenas ‘o guardião’ do conhecimento, para ser o cientista da informação, que está na vanguarda das novas tecnologias, trabalhando com o objetivo de desmistificar e facilitar o acesso ao conhecimento”, afirma Reis. 

Outro aspecto relevante e atual da profissão, de acordo com o servidor, é a busca pela excelência no atendimento, “indo ao encontro de uma das cinco leis da biblioteconomia de Ranganathan (matemático e bibliotecário indiano): poupe o tempo do leitor.”

Haverá emissão de certificado para os participantes do evento. Confira a programação completa: 

Outras informações: Centro de Difusão do Conhecimento (CDC)

Telefone: (32) 2102-3761

E-mail: secretaria.cdc@ufjf.br