O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF, sob gestão da Ebserh) recebeu 120 novos residentes médicos, multiprofissionais e uniprofissionais, em cerimônia realizada no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) no último dia 1º. “O HU é da UFJF, e isso é um diferencial na formação porque temos a contribuição e o apoio das unidades acadêmicas, dos professores em atividades constantes em um hospital de ensino, um universo amplo, 100% SUS”, afirmou o superintendente do HU, Dimas Araújo.

Ao longo de toda a semana, foi preparada uma programação especial para os novos residentes (Foto: Assessoria de Comunicação HU-UFJF)

Natural de Muriaé, Mateus Valle de Melo e Possa terminou a graduação em Medicina em dezembro e irá iniciar a Residência em Clínica Médica. “A residência do HU é muito bem avaliada pela qualidade, assistência na preceptoria e na parte acadêmica. Quero aprender muito e ir me aperfeiçoando para me tornar um bom profissional”, declarou.

Com duas graduações, Camila Rodrigues Paiva é formada em Farmácia e Serviço Social, e também concluiu o mestrado em Saúde Coletiva. Ela agora inicia a Residência em Atenção Hospitalar – Serviço Social. “Eu fiz o estágio no Serviço Social dentro do HU. O contato direto com o usuário é algo que me motiva muito, e a gente acaba lidando com diversas expressões da questão social na saúde. A minha expectativa é poder me aperfeiçoar cada vez mais, pensando na qualidade do nosso atendimento, e também por lidar com outros profissionais da equipe multiprofissional. Essa troca é fundamental”, pontuou.

O HU-UFJF conta com programas de residência nas modalidades de residência médica e de multiprofissional e uniprofissional. Enquanto a primeira é destinada a médicos para qualificação em diferentes especialidades, as outras duas se caracterizam pelo ensino em serviço, destinadas à inserção no mercado de trabalho de profissionais recém-formados da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS). Para o superintendente, é importante a integração dos residentes com as equipes profissionais e entre si, nas diversas profissões, levando ao aprendizado. “O Hospital está preparado para recebê-los, mas vocês precisam ter esse olhar de integração, entendendo as dificuldades e desafios à formação”.

Cerimônia

Cerimônia de abertura foi realizada no Mamm (Foto: Assessoria de Comunicação HU-UFJF)

Durante a solenidade, os discursos das autoridades destacaram a parceria entre a Universidade, o estado e o município num trabalho de qualificação do SUS, com os residentes chegando para somar esforços, objetivando entregar o melhor atendimento à população, dentro dos princípios do SUS, da equidade, integralidade, universalização, descentralização e participação popular. Também foi mencionada a necessidade dos profissionais estarem atentos ao cuidado com o ser humano, a empatia, principalmente neste momento de pós-pandemia, com a população mais adoecida buscando restabelecer a sua condição de saúde.

“A residência é um programa de pós-graduação que entrega um serviço muito importante para a sociedade brasileira. É na residência que a gente consegue ampliar e entregar o leque de participação, de fortalecimento e implementação do SUS, a maior política pública de saúde do mundo”, ressaltou a vice-reitora da UFJF, Girlene Alves.

Também compuseram a mesa de abertura a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Mônica de Oliveira, o superintendente regional de Saúde, Renan de Oliveira, o gerente do Departamento de Programas e Ações de Atenção à Saúde, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora, João Daniel Neto, e o gerente de Ensino e Pesquisa do HU, José Otávio Corrêa.

Atividades

No primeiro dia, foi preparada uma programação com várias atividades, como palestras e apresentação teatral. Ao longo da semana, os residentes tiveram contato com diversos setores do HU e da UFJF para entenderem melhor sobre o funcionamento do hospital, conhecimento e integração com as equipes.

Outras informações: ufjf.br/huresidencias