A Editora da UFJF está com inscrições abertas para as “Oficinas de Escrita e Produção de Livros”. A iniciativa é destinada a estudantes do ensino médio (regular ou EJA) de escolas públicas de Juiz de Fora, que se interessam pela escrita, em publicar textos ou trabalhar em profissões relacionadas à literatura. Essa é a primeira edição do projeto, apoiado pela Pró-reitoria de Extensão.

A atividade é gratuita e ocorrerá em cinco encontros, às sextas-feiras, das 14h às 18h. Serão abertas duas turmas com 20 vagas cada – uma delas com atividades previstas nos meses de março e abril e a outra, em junho e julho. Os encontros acontecerão na Editora da UFJF, no Museu de Arte Murilo Mendes. As inscrições estão abertas até 8 de março, pelo formulário Google.

De acordo com a coordenadora do projeto, Nathalie Itaboraí, a intenção é mostrar aos interessados um panorama de todas as etapas de publicação, desde a preparação do texto até a finalização do projeto gráfico. Para isso, serão exploradas ferramentas simples, como o Instagram, e outros programas de design e publicação mais sofisticados. Na parte de criação literária, os participantes conhecerão um pouco sobre cada gênero textual, as possibilidades de escrita e técnicas de narração. Tudo isso com o foco na diversidade. “Queremos abordar a literatura periférica, negra, feminina e feminista, indígena e LGBT, para além do cânone”, acrescenta Nathalie.

O projeto conta com a participação de nove alunos de graduação da UFJF e dois pós-graduandos, das áreas de letras, design e comunicação, que auxiliarão os participantes das oficinas.

Outras informações: (32) 2102-3587 /  oficinas.editoraufjf@gmail.com

@oficinas.editoraufjf