Reunião realizada na Secretaria de Educação Superior abordou a necessidade de recursos para o campus GV da UFJF. (Foto: reprodução)

A situação infraestrutural do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) foi tema de reunião realizada na última terça, 28, na Secretaria de Educação Superior (Sesu), em Brasília. Durante o encontro, o reitor da UFJF, prof. Marcus David, o diretor-geral da UFJF-GV, prof. Ângelo Denadai, e o coordenador administrativo Ricardo Grunewald apresentaram as demandas do campus avançado, a carência de espaços físicos para realização de atividades acadêmicas e pleitearam recursos para a Instituição.

A retomada e finalização das obras da UFJF em Governador Valadares foi pauta da fala do diretor-geral na reunião. “O investimento que pleiteamos envolve a retomada e conclusão das obras menores, como a Unidade Santa Rita e a Unidade Vila Bretas, além de demandas específicas de cursos que estão longe de serem estabilizadas, mesmo com a locação de espaços exclusivos”. Além disso, é necessária a elaboração do projeto para retomada da obra no terreno Miúra IV, onde funcionará a infraestrutura definitiva da UFJF-GV.

Em sua fala, Marcus David destacou que o campus GV funciona na dependência de aluguéis, em estrutura ainda insuficiente, cujo montante chega à ordem de R$7,5 milhões. Na ocasião, o reitor reforçou a necessidade de investimento por parte do Ministério da Educação para consolidação das estruturas da Universidade.

O deputado Leonardo Monteiro, articulador da reunião, e a ex-prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa, destacaram a relevância da Universidade na cidade e na região Leste de Minas, com ênfase no papel social de formação profissional e de agente transformador da sociedade em que está inserida a Instituição.

Após acolhimento das demandas, a secretária de Educação Superior, profa. Denise Pires de Carvalho, destacou o compromisso do Governo Federal com a retomada das obras paralisadas, principalmente as obras passíveis de conclusão em um curto espaço de tempo.