Aplicativo “Paciente Empoderado” já está disponível para download no playstore, para telefones Android (Foto: Arquivo pessoal)

Uma das principais características da contemporaneidade é conhecida pela revolução tecnológica que se faz presente através de um click nos smartphones. Acessamos e-mails, conversamos com pessoas distantes em tempo real e muitos apps oferecem orientações para o cidadão comum sobre bem-estar e saúde.

Com o intuito de melhorar a vida dos usuários dos serviços de saúde, estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), orientados pelo professor André Luiz Alvim, criaram um aplicativo que tem como propósito a prevenção de incidentes e eventos adversos para aquelas pessoas que fazem uso dos serviços nos diferentes níveis de atenção à saúde.

O “Paciente Empoderado” é direcionado pelas seis metas internacionais para a segurança do paciente: identificar o paciente corretamente; melhorar a eficácia da comunicação; melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância; assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto; reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde; e reduzir o risco de danos ao paciente, decorrente de quedas.

O app já está disponível para telefones Android. Baixe o aplicativo “Paciente Empoderado”.

Cuidado com o paciente

Entre as principais características, o aplicativo visa educar pacientes, familiares e demais usuários dos serviços de saúde em relação à prevenção de incidentes, tais como medicamentos administrados de forma incorreta, cirurgias realizadas em locais errados, troca de bolsas de sangue, quedas, queimaduras, infecções, entre demais cuidados que fazem parte do cotidiano do paciente.

De acordo com o orientador, a ferramenta torna o paciente protagonista do cuidado e, sem dúvidas, auxiliará os profissionais de saúde a compreenderem melhor as causas, a frequência e os danos causados por incidentes à saúde.

Professor André Luiz Alvim ao lado de estudantes da Faculdade de Enfermagem:  João Gabriel dos Santos, Julya Kelly Ferreira e Évilin Martins de Assis (Foto: Arquivo pessoal)

“Estimular a participação e promover o engajamento do paciente deveria ser uma decisão de todos os serviços de saúde, sejam públicos, privados e/ou filantrópicos, uma vez que tais iniciativas refletem a maturidade institucional e podem se traduzir em melhores desfechos clínicos”, aponta Alvim.

Empoderamento do paciente

Segundo Alvim, o cuidado centrado no paciente vem se tornando uma tendência entre os serviços de saúde. “A equipe multidisciplinar é responsável pelos usuários desde a admissão até a alta hospitalar. Contudo, incidentes podem acontecer durante este processo e, para isso, o empoderamento do paciente torna-se um diferencial. Afinal, torná-lo corresponsável pelo seu próprio cuidado, além de educá-lo e esclarecer utilizando o princípio da transparência acerca de possíveis riscos que estão sujeitos durante o período de internação, reduzirá, sem dúvidas, os incidentes e eventos adversos”.

O professor também salienta que o  diferencial do aplicativo é levar a informação sobre as metas internacionais de segurança do paciente para aqueles que são considerados peças-chave para o cuidado.

“Hoje em dia, as instituições de saúde que possuem um nível de maturidade elevado para trabalhar questões voltadas aos incidentes e eventos adversos realizam uma prática chamada de Disclosure. O disclosure é um momento de revelação, considerado como um ato de lealdade ao paciente, em que se admite o erro e se declara a verdade. Ainda precisamos assumir os nossos erros ao paciente, quando ocorrer, e ter ciência de que não devemos procurar culpados e sim aprender com os fatos”, acrescenta André Luiz.

Para a estudante do sexto período de Enfermagem, Évilin Martins de Assis, participar do desenvolvimento do aplicativo é significativo para a carreira profissional, pois a segurança do paciente é um assunto que chama a sua atenção. “Penso que deve ser algo a ser abordado mais vezes, tanto pelos profissionais de saúde, quanto pelos próprios pacientes. É algo que busco sempre pesquisar e instruir. Pensamos no desenvolvimento desse app exatamente para ajudar na prevenção de eventos adversos durante os procedimentos.”

Prêmios

O aplicativo, embora recente, já alcançou reconhecimento em âmbito nacional. Em novembro de 2022, o protótipo foi apresentado e premiado com a medalha “Destaques da Enfermagem Mineira” e Certificado de Menção Honrosa, no 2º Congresso do Coren-MG, 3º Congresso Mineiro de Enfermagem e 2° Simpósio de Processo de Enfermagem.

Por ser considerado transversal, o app possui abrangência nacional, e deverá ser trabalhado em todos os níveis de atenção à saúde. Para Alvim, todo paciente é o amor de alguém e devemos tratá-lo como uma prioridade, livre de dados, buscando excelência no cuidado: “Não podemos deixar que vidas sejam perdidas por incidentes que são passíveis de prevenção. Assim, possui o poder de revolucionar o conhecimento ao paciente, aos seus familiares e acompanhantes.”

Além de Évilin, também participaram do desenvolvimento do software os estudantes da Faculdade de Enfermagem Julya Kelly Ferreira e João Gabriel dos Santos.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf