Abertura da exposição acontece na sexta-feira,3 de março, no Memorial da República Presidente Itamar Franco (Foto: divulgação)

O que você gostaria de falar para o presidente do seu país? Faria um pedido, uma sugestão, um elogio, uma crítica? Tentaria ajudá-lo de alguma forma ou simplesmente o convidaria para seu casamento? Após explorar seu acervo de aproximadamente 60 mil cartas populares, o Memorial da República Presidente Itamar Franco fez uma seleção de mais de três mil correspondências para expor para os visitantes do espaço museológico. A exposição “Excelentíssimo Presidente” traz uma seleção de conteúdos que convida o visitante a imergir no passado através de cartas enviadas para o presidente entre 1992 e 1994.

Visitantes têm a oportunidade imergir no passado através de cartas enviadas para o presidente entre 1992 e 1994 (Foto: divulgação)

Ao transitar pela galeria do segundo andar do Memorial, onde a correspondência selecionada é apresentada em reproduções adesivadas ou em quadros com originais, o visitante se depara com situações diversas: uma inesperada amizade entre uma criança e o recém-empossado presidente; a súplica de uma mãe cujo filho contraiu o vírus da AIDS; desenhos de crianças de outros países, dentre outros conteúdos que traçam um retrato do Brasil naquela época e, por outro lado, mostram que muitos problemas permanecem atuais. O visitante da mostra também pode experimentar novas sensações ouvindo cartas narradas pelos funcionários do Memorial, além de ser convidado a escrever sua própria mensagem.

De acordo com a diretora do Memorial, Daniella Lisieux, a exposição demonstra como Itamar Franco sempre esteve atento à necessidade de estar próximo da população, sentindo de perto suas aflições e alegrias. “Quando exploramos nosso acervo e vemos que todas as cartas populares foram respondidas, conseguimos compreender como Itamar Franco foi tão exato nas políticas públicas de seu governo. Ele conseguiu enxergar as demandas da população e responder ao que era solicitado com ações”, afirma a diretora.

A exposição “Excelentíssimo Presidente”, com abertura prevista para às 19h do dia 3 de março, faz parte das comemorações dos 30 anos completados desde que Itamar Franco assumiu a Presidência da República em 29 de dezembro de 1992 e leva ao público parte do grande acervo que Itamar doou para a Universidade Federal de Juiz de Fora.