Arrecadação alimentos Atlética Famed UFJF 2023 (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Estudantes arrecadaram alimentos, itens de higiene, brinquedos, papel A4 e mais itens (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) arrecadaram 3,1 toneladas de alimentos e outros 5,2 mil produtos de higiene e limpeza que serão entregues a cinco instituições do município a partir desta terça, 14.

A campanha, organizada pela associação Atlética da faculdade, que incentiva a prática esportiva entre os alunos, foi realizada durante o Copamed 2023, campeonato anual entre estudantes de diferentes períodos da faculdade em várias modalidades.

Uma das disputas era de arrecadação de mantimentos e outros itens e de doação de sangue, adequada a cada edição do evento conforme a demanda das instituições agraciadas. “Parte expressiva da pontuação no campeonato vem das doações”, explica a diretora de Parcerias da Atlética, Júlia Fonseca.

Entre os itens arrecadados constam mais de 2,3 mil frascos de detergente, 227 litros de leite, 90 quilos de café e 88 pacotes de papel A4 (veja a lista completa abaixo). Além do material, a comunidade acadêmica local conseguiu mobilizar 141 doações de sangue e plaquetas e R$ 400 para reflorestamento de área na faculdade.

O material será doado a cinco instituições de Juiz de Fora: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae JF), Instituto Jesus, Grupo Espírita Semente, Fundação Maria Mãe, Pequeninos de Jesus e Escola Municipal Theodoro Frederico Mussel, no Bairro Nossa Senhora das Graças.

“Nosso objetivo com o Copamed é não só integrar as turmas a partir da prática esportiva como também impactar de forma positiva na sociedade de Juiz de Fora. É trazer para a Faculdade de Medicina as causas que as instituições de caridade abraçam, colaborar, e incentivar humanismo e pertencimento entre estudantes”, destaca Júlia. Nos três fins de semana, disputados de 27 de janeiro a 12 de fevereiro, os três primeiros lugares foram das turmas Med 113, Med 116 e Med 118.

arrecadação alimentos atlética 2023 Foto: Alexandre Dornelas/UFJF

Material arrecadado será doado a 5 instituições de Juiz de Fora (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

3,1 toneladas de alimentos
2,5 toneladas de alimentos diversos
268 quilos de açúcar
227 litros de leite
90 kg de café

5,2 mil itens de higiene e limpeza
2.323 detergentes
2.160 rolos de papel higiênico
445 litros de água sanitária
185 sabonetes
105 quilos de sabão em pó
4 litros de álcool
11 pastas de dentes

89 brinquedos
88 pactos de papel A4
R$ 400 para reflorestamento
139 doações de sangue
2 doações de plaquetas

A ação ocorreu com o apoio de Zanoello Troféus e Medalhas e Solus Oncologia.

Outras informações:
instagram.com/aaafmufjf

Siga a UFJF nas redes sociais
Instagram: ufjf
Tik Tok: ufjf_oficial