Em parceria com o Centro de Educação a Distância (Cead), o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou o edital de seleção para a segunda edição do programa Start – Empreendedorismo Científico, na modalidade a distância. São oferecidas até 100 vagas e a inscrição deve ser feita por meio de formulário eletrônico, até 23 de fevereiro.
O curso visa capacitar pesquisadores da Universidade para identificar oportunidades de mercado e direcionar pesquisas para resolver problemas reais da sociedade. Podem se inscrever alunos de graduação bolsistas de iniciação científica, estudantes de mestrado e doutorado, docentes e técnico-administrativos da educação (TAEs) que apresentem vínculo com a UFJF.
Segundo o assessor de projetos da Diretoria de Inovação da UFJF, Leonardo Frossard, o programa preenche uma lacuna em relação ao apoio do Critt aos pesquisadores da Universidade.
“O Start surge como uma alternativa para alunos de iniciação científica, de mestrado, doutorado, professores e TAEs da UFJF se capacitarem no tema empreendedorismo científico. No curso, os pesquisadores terão acesso a diversas metodologias e ferramentas ágeis para modelagem de negócios. A ideia é levar o resultado das pesquisas para o mercado, criando uma startup de tecnologia”, salienta Frossard.
O resultado final será divulgado no site do Cead, no dia 3 de março, a partir das 16h, em uma lista com o nome dos aprovados e dos classificados, em ordem decrescente de classificação. O candidato cujo nome conste na relação de selecionados deverá começar as atividades a partir do dia 14 de março, via Moodle, no link disponibilizado no resultado final.
Dúvidas em relação às inscrições deverão ser enviadas para o e-mail da coordenação do curso: emp.critt@gmail.com com o assunto em caixa alta “Dúvida curso Start.” A primeira etapa classificatória acontece a partir da ordem de inscrição e, a segunda, a partir da conferência da documentação obrigatória, com a inscrição sendo deferida ou indeferida nessa fase.
Duração e atividades
O curso será realizado entre os dias 14 de março e 11 de maio, em 4 módulos, sendo eles: “Ideação de Negócios Inovadores” com Leonardo Miranda Frossard, “Proposta de Valor” com Rafael Vítor Gonçalves de Aquino, “Propriedade Intelectual” com Ana Carolina Antunes Vidon e “Roadmap Tecnológico” com Débora Marques. Confira aqui outras informações sobre os módulos e seus facilitadores.
As aulas de cada módulo serão liberadas semanalmente e o aluno terá 15 dias para o envio das atividades. Ao final, será realizada uma aula on-line síncrona para tirar dúvidas e discutir a respeito do curso. Para a obtenção do certificado é necessário que o aluno obtenha nota igual ou superior a 70% e preencher a pesquisa de satisfação ao final do curso.