Da esquerda para a direita: professora Soraia Marcelino Vieira, Ana Carolina Antunes Vidon , professora Cássia Viviani Silva Santiago (Orientadora) e professor Victor Cláudio Paradela Ferreira (foto: arquivo pessoal)

Os benefícios de uma boa gestão da propriedade intelectual, especialmente para a área de transferência de tecnologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), fundamentaram a dissertação da acadêmica Ana Carolina Antunes Vidon.  A pesquisa foi realizada e apresentada no Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional da UFJF.

No trajeto da dissertação, Ana Carolina analisou estratégias de políticas de propriedade intelectual de quatro universidades mineiras: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e UFJF. A acadêmica buscou, então, elaborar propostas a serem aplicadas, com a intenção de aumentar as transferências de conhecimentos patenteados para a UFJF.  Ela explica que “a escolha deve-se à proximidade territorial destas universidades com a UFJF, bem como ao desempenho apresentado por elas no ranking do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, no ranking Universitário Folha e por seus indicadores na Rede Mineira de Propriedade Intelectual.” De acordo com indicadores das universidades mineiras, como os apresentados pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial, foi possível observar que as instituições escolhidas se destacam no cenário da inovação.

A pesquisadora afirma que o estudo é importante para a comunidade acadêmica, pois “estabelecer uma política neste sentido para a UFJF significa promover o equilíbrio entre os ativos investidos no desenvolvimento de pesquisas inovadoras e o seu retorno econômico-financeiro para a instituição, bem como disponibilizar novas tecnologias por meio de sua inserção mercadológica e, assim, cumprir a função social da Universidade.”

A professora orientadora, Cássia Viviani Silva Santiago, destaca que só é possível transferir conhecimento se eles estão protegidos. Portanto, essa gestão de proteção é fundamental para que os saberes e as inovações gerados na Universidade sejam transferidos para a sociedade.

Contatos:
Ana Carolina Antunes Vidon
ana.vidon@ufjf.edu.br

Cássia Viviani Silva Santiago (Orientadora – UFJF)
cassia.viviani@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Profa. Dra. Cássia Viviani Silva Santiago (UFJF – Orientadora)
Prof. Dr. Victor Cláudio Paradela Ferreira  (UFJF)
Profa. Dra. Soraia Marcelino Vieira (UFF)

Outras informações: (32) 2102 – 3521 –  Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional