Exposição “Reinventando” fica em exibição no Fórum da Cultura até 17 de fevereiro (Foto: Divulgação)

A busca por algo não convencional e a possibilidade de redesenhar novos destinos para materiais que seriam descartados são o foco de “Reinventando”, do artista visual Edmundo Schmidt. A mostra é também a primeira realizada na Galeria de Arte do Forum da Cultura em 2023. Com início nessa terça-feira, dia 31 de janeiro, a exposição, que reúne mais de 15 obras de diversos tamanhos, passeia por esculturas, colagens, móbiles, objetos decorativos e mobiliários, em um conjunto de cores, contrastes, formas geométricas, dimensões e texturas. 

Obra “Magrelão” compõe a exposição do artista plástico Edmundo Schmidt (Foto: Divulgação)

A madeira é a principal matéria-prima utilizada nas obras de Schmidt, estando presente em todas elas: “Eu adoro madeira! A madeira, para mim, é uma coisa que tem vida, que por si só é diferente; você nunca tem uma igual a outra. Então, mesmo que, em grande parte das obras, eu as pinte, eu também deixo à mostra os veios da madeira, os detalhes… eu quero que dê para ver que é madeira”, conta o artista, que trabalha também com marcenaria: “Tal como meu pai, de quem, ainda criança, era ‘ajudante’, em seu hobby de marceneiro”.

Artista plástico autodidata, Edmundo Schmidt vem, há algum tempo, se dedicando principalmente às colagens que, além das peças de madeira, reúnem MDF, compensado e outros materiais sobre uma base, com ou sem moldura. Nessas obras, Schmidt privilegia a terceira dimensão e a profundidade, fazendo com que elas se elevem sobre a base de apoio. “O que eu quero é fazer algo diferente, que cause impacto, que chame atenção pela originalidade, e nesse caso, os quadros não são simplesmente colocados na parede, eles saltam da parede”, pontua o artista.

A madeira é a principal matéria-prima utilizada nas obras de Schmidt, estando presente em todas elas. (Foto: Divulgação)

Possibilitar um novo uso de peças que seriam descartadas faz parte da proposta de Schmidt. Ladrilho, azulejo, cortiça, casca e pedaços de árvore e outros materiais pouco usuais, inclusive de demolição, são reinventados pelo artista em suas obras. Pedaços de mogno, cedro e outras madeiras e materiais viram arte abstrata em esculturas e objetos de decoração, além de peças únicas de mobiliário, com desenhos fora do convencional, coloridos e contrastantes.

O evento de abertura, aberto ao público em geral, acontece terça (31), às 19h, na Galeria do Forum. A partir de então, “Reinventando” permanece em cartaz na Galeria de Arte do Forum até o dia 17 de fevereiro, estando aberta para visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h, com entrada franca. A mostra também contará com repercussão nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.