TAE e professora ficarão alocadas, respectivamente, na Faculdade de Farmácia e no Colégio João XXIII (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Duas novas servidoras públicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram empossadas na tarde desta quarta-feira, 25. São elas a técnica em Farmácia Danielle Gomes Marconato e a professora Priscila Alves Ferreira. Ambas vão atuar, respectivamente, na Faculdade de Farmácia e no Colégio de Aplicação João XXIII (CAp João XXIII). As duas profissionais foram aprovadas por meio de concurso público. 

Retribuição à universidade
Natural de Bicas, na Zona da Mata mineira, Danielle Gomes Marconato é graduada em Farmácia pela UFJF e, também na universidade, cursou mestrado e doutorado na área de Imunologia e Doenças Infecto-Parasitárias. Durante o doutorado, a pesquisadora fez estágio sanduíche na Université Laval, em Quebec, no Canadá. Para a acadêmica, assumir o cargo efetivo será uma maneira de fazer uma retribuição à universidade. 

“É uma grande satisfação pessoal poder retornar à UFJF, espero poder contribuir com o desenvolvimento da instituição, com todo o conhecimento que adquiri aqui, ao longo de 12 anos, durante a minha graduação e a pós-graduação. E esse sentimento é de felicidade, muito grande, e gratidão”, afirma. 

“Chegar à UFJF foi um sonho realizado”
A professora Priscila Alves Ferreira é oriunda de Ewbank da Câmara, também localizada na Zona da Mata. Pedagoga formada pela UFJF, a docente tem mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, a pesquisadora é doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No Colégio de Aplicação João XXIII, Priscila irá atuar no Departamento de Ciências Humanas, junto a estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, além de acompanhar alunos da graduação em Pedagogia que fazem estágio no colégio. 

“Me sinto muito realizada. Eu sou de uma cidade pequena, de quatro mil habitantes, então chegar à UFJF na graduação já foi um sonho realizado. Depois, veio o mestrado, agora o doutorado. Retornar à universidade como professora do Colégio de Aplicação João XXIII é uma felicidade intensa. Uma emoção bem grande, poder contribuir um pouquinho e receber o que a escola e toda a infraestrutura da UFJF têm a oferecer”, avalia. 

Boas-vindas da instituição
A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Renata Faria, deu as boas-vindas às novas servidoras e destacou que o momento era de celebração. “É um rito de entrada, que seja uma entrada muito acolhedora. Que vocês se apossem diariamente das suas atribuições e que seus caminhos sejam de construção do trabalho e de laços.” 

Também presente na cerimônia, o coordenador de Alocação e Movimentação de Pessoas, Rafael Lucas da Silva Santos, destacou a missão social do servidor público na UFJF. “É um projeto de vida. Esse é um momento de reafirmar o compromisso com a educação. É um momento em que temos o questionamento de setores da sociedade. A melhor resposta está no que a gente faz – ensino, pesquisa e extensão, com respeito ao aluno e comprometimento com nossas atividades”, reiterou. 

A cerimônia de posse contou, ainda, com a presença do diretor da Faculdade de Farmácia, Marcelo Silvério, que deu suas boas-vindas e expressou o desejo de que as novas servidoras “consigam nos ajudar a fazer uma universidade cada vez maior”. Já a Diretora de Ensino do CAp João XXIII, Giselle Moraes Moreira, destacou a importância da ocasião e que “depois de momentos de grandes dificuldades, é uma conquista”.

Clique aqui para acessar as fotos da posse no Flickr. Créditos: Alexandre Dornelas/UFJF.