O Programa de Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade e o Programa de Internato do Curso de Medicina do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) promoveram no último sábado, 21, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o primeiro mutirão de pequenas cirurgias de 2023.

Foram realizados 12 procedimentos de pequenas cirurgias, desde retirada de lipomas (tumores benignos de gordura) até biópsias de lesão (para auxiliar em diagnósticos de lesões de pele) em pacientes triados pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) São Raimundo, no bairro Vila Isa.

Coordenador do curso de Medicina da UFJF-GV, o professor Adhemar Figueiredo explica que a ação busca promover comodidade, rapidez e agilidade no fluxo da realização dos procedimentos. “Quando esses procedimentos são realizados na própria área de residência do paciente fica mais confortável e propicia o acompanhamento da equipe de saúde local. Outra facilidade é que o Mutirão é realizado aos sábados o que traz comodidade aos pacientes que trabalham”.

A previsão é que os mutirões sejam realizados mensalmente e que ocorra a capacitação de mais equipes visando a ampliação dos atendimentos para outras unidades de saúde do município.