Docentes, profissionais de saúde e estudantes dos seis cursos do Instituto de Ciências da Vida do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (ICV/UFJF-GV) participaram na última quinta-feira, 18, do “Fórum PET-Saúde Macro Leste: 3º Ciclo Integrador – Resultados e desafios para a efetivação das redes de atenção à saúde no nível macrorregional”, no auditório da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV).

O evento de extensão procurou dar visibilidade às ações do PET-Saúde para os 51 municípios da área de abrangência da SRS-GV, fomentando a reflexão a respeito dos desafios norteadores da universidade e do serviço frente às reais necessidades do usuário do SUS no nível regional; e sobre as mudanças curriculares alinhadas aos eixos da Gestão e da Assistência à Saúde.

De acordo com a professora Waneska Alexandra Alves, coordenadora do PET-Saúde, foram adotadas metodologias ativas que promoveram o protagonismo dos estudantes e dos preceptores para apresentação dos resultados alcançados por seus grupos tutorias, bem como a oportunidade de conhecer ativamente os resultados obtidos por outros grupos tutorias. “O evento ofereceu aos participantes a oportunidade de imersão nas diferentes vivências do projeto até o momento”, explicou.

O PET-Saúde Governador Valadares teve início em 1º de agosto de 2022 e, atualmente, envolve cerca de 61 participantes bolsistas, entre docentes e estudantes da UFJF-GV e profissionais da saúde da SRS-GV.