A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio da  Editora UFJF, retoma com a venda de livros físicos que podem ser adquiridos na loja virtual da editora. Para dar início às atividades, as obras “200 anos de luta – marxismo e reflexões contemporâneas” e “O amador no audiovisual”, já estão disponíveis para o público.

O diretor da Editora UFJF, professor Ricardo Bezerra Cavalcante, explica o atual processo para a disponibilização de livros físicos. “Apenas retornamos com a venda das obras físicas, mas não estamos trabalhando ainda com a produção editorial de livros impressos. Isso ainda vai depender da disponibilidade de recursos financeiros. Quando tivermos aporte de capital, retomaremos com os editais para obras impressas”.

200 anos de luta

Obra aborda um compromisso teórico e político em prol da emancipação humana. (Foto: divulgação)

Obra de autoria do assistente social da Pró-Reitoria de Apoio Estudantil (Proae), Luiz Carlos de Souza Junior, e do professor do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Hiago Trindade, o livro “200 anos de luta – marxismo e reflexões contemporâneas”, tem por intencionalidade fortalecer a luta pela superação da ordem do capital.

O livro teve inspiração no bicentenário do nascimento de Karl Marx e reuniu pesquisadores de diferentes lugares do Brasil, das áreas de Serviço Social e da História, que se dispuseram a contribuir para a construção coletiva da obra, que propõe fazer uma análise pautada nos aportes teórico-metodológicos marxistas e marxianos para subsidiar uma análise a partir de múltiplas determinações.

De acordo com Souza, a obra aborda um compromisso teórico e político em prol da emancipação humana. “Discute desde as categorias centrais presentes em Marx, à análise sobre o pós-modernismo, o debate sobre a forma mercantil e jurídica, questões sobre a tradição marxista e o Serviço Social, configurações do trabalho, consolidação do capitalismo, capitalismo dependente, questão penal e gênero”, explica o pesquisador.

O amador no audiovisual

Livro estabelece um vínculo híbrido entre as produções profissionais com as dos “não-jornalistas”. (Foto: divulgação)

De autoria do professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom), Jhonatan Mata, “O amador no audiovisual” tem como objetivo analisar se o jornalismo colaborativo no país contribui para uma prática mais plural, a partir da descentralização das abordagens e escolhas do que se transforma em notícia. O livro ainda estabelece um vínculo híbrido entre as produções profissionais com as dos “não-jornalistas”.

Nesse aspecto, a redefinição de fronteiras entre o amadorismo e o profissionalismo são as principais responsáveis pela característica híbrida das relações abordadas no livro. Para o autor, a obra aborda a descoberta de como o conteúdo audiovisual colaborativo é colocado à margem do agendamento operacionalizado pela produção noticiosa.

“A desnaturalização deste procedimento revela que esses enxertos audiovisuais são apostas e não certezas de valorização e incorporação do discurso alheio e implicam os ônus e bônus da segregação a que são submetidos”, enfatiza Mata.

Com prefácio da também professora do PPGCom, Iluska Coutinho, o livro torna possível aos seus leitores acompanhar uma reflexão madura sobre as transformações que o telejornalismo e a sociedade vivenciam por meio da captação e geração de conteúdos audiovisuais por populares. “O trabalho de Jhonatan Mata evidencia que a televisão não nos deixou burros demais, mas que cada vez mais precisamos de vida, diversão e arte também no telejornalismo”, finaliza.

Outras informações: Editora UFJF

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf