A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi uma das instituições que marcaram presença na reunião dos reitores de universidades e institutos federais com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Educação, Camilo Santana, e a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos. O encontro aconteceu na última quinta-feira, 19, no Palácio do Planalto.

Durante a reunião, o chefe do legislativo cumpriu uma promessa de campanha e convidou os representantes para um diálogo. Na ocasião, o reitor Marcus David, em discurso, apontou a importância do ensino superior para o desenvolvimento do país e para  a inovação.

“É importante destacar que o gesto que o presidente Lula faz ao se reunir com os reitores das universidades públicas, logo no primeiro mês do seu mandato, demonstra a valorização que a Educação Pública, bem como a área de Ciência e Tecnologia, terão durante esse governo. Foi com muita satisfação que os reitores das universidades e dos institutos federais participaram desse encontro”, aponta David.

Esse também foi o enfoque do presidente Lula, que defendeu a educação pública de qualidade, a atenção para o mercado de trabalho e para a sociedade. Ainda afirmou, segundo a Agência Brasil, que, durante todo o seu mandato, a autonomia das universidades será garantida, com a nomeação dos reitores escolhidos pela comunidade acadêmica. 

Lula ainda ressaltou que fará reuniões anuais para alinhar os compromissos. Além do presidente e dos ministros da Educação e da Ciência e Tecnologia, estiveram presentes o ministro da Casa Civil e da Secretaria-Geral,  Rui Costa e Márcio Macêdo; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão; e 106 reitores de universidades e institutos federais.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF