Com inscrições já abertas para a Oficina de Férias, o Museu de Arte Murilo Mendes da Universidade Federal de Juiz de Fora (Mamm/UFJF) garante uma programação em sintonia com a proposta de movimentar seu espaço, instigando a criatividade de crianças entre 7 e 12 anos. O projeto vem revolucionando o antigo conceito de que museus são lugares estanques, apresentando novas ideias e diferentes vivências culturais, que envolvem muita diversão, sem deixar de lado a educação, a arte e a formação de novos públicos, mais conscientes da importância da memória na construção da identidade do país. 

Com vagas limitadas, a Oficina de Férias acontece dias 23 e 27 de janeiro para crianças de 7 a 9 anos, e em 30 de janeiro e 3 de fevereiro, para crianças de 10 a 12 anos. As ações se desenvolvem sempre das 13h às 17h.  É importante lembrar que cada criança deve levar seu lanche, se apresentando com roupas confortáveis e que possam sujar. As inscrições já estão abertas pelo telefone 2102-3577, das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e terminam com o preenchimento das vagas oferecidas. 

Atividades

O projeto original da Oficina de Férias remonta a 2012, à época intitulado Colônia de Férias, e, depois de uma pausa em 2020 e 2021 em face da pandemia de Covid-19, foi retomado com sucesso em julho do ano passado. A atual edição abre o museu a crianças a partir de um amplo leque de atividades culturais, artísticas e de lazer por um tempo mais extenso, diferindo de outras experiências, como as visitas mediadas para grupos de estudantes, que costumam ter uma duração menor, de no máximo uma hora e meia. 

Ana Luísa Affonso, do Setor Educativo, chama atenção para o fato de a programação abranger a totalidade dos espaços expositivos do Museu, o que engloba as galerias Poliedro, Convergência e Retratos-Relâmpago, que estão abrigando a exposição “Coleção Murilo Mendes: 25 anos”, com obras de peso que representam as bases fundamentais do próprio Mamm, juntamente com a biblioteca do poeta. 

Os jardins que envolvem o prédio, nas ruas Benjamin Constant e Santo Antônio, também serão utilizados para atividades externas, a partir de diversas técnicas artísticas, mostrando que o museu está em movimento. Nesse sentido, Ana Luísa assinala que a importância da Oficina de Férias vai além do fato de ser uma ação formadora de público, despertando os participantes para o pensamento crítico e criativo: “Acreditamos em um público capaz de criar afetos com o museu, enxergando no Mamm um espaço de liberdade e alegria”.