O Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se reuniu na sexta-feira, dia 13, para a primeira reunião de 2023. O reitor Marcus David abriu os trabalhos dizendo que esteve em Brasília para a posse do ministro da Educação, Camilo Santana, e da ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos. Segundo ele, o ambiente era de muito otimismo e confiança na equipe nomeada, em especial, no trabalho da reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, que estará à frente da Secretaria de Educação Superior, além de Manuel Palácios, da UFJF, que assume o Inep.

David também comentou que, com um final de ano conturbado, a gestão ainda não conseguiu fechar o relatório de prestação de contas de 2022, mas que deverá apresentá-lo ao Consu em fevereiro, assim como a proposta orçamentária de 2023. O reitor fez questão de registrar o repúdio da instituição aos “tristes acontecimentos do dia 8 de janeiro”.

Quatro processos estiveram na pauta da reunião. O primeiro deles, a proposta de criação de uma comissão especial para a revisão dos atos administrativos. Uma nova regulamentação do Governo Federal exige a padronização dos atos, tanto no formato, quanto na divulgação dos mesmos.  As regras já vem sendo adotadas pela instituição, no entanto, é necessária uma revisão dos textos anteriormente publicados. Ficou decidido que a equipe de trabalho já estabelecida para este fim será convertida em comissão, com a inclusão da professora Ivana Moutinho no grupo.

No segundo ponto da pauta, foi pedido aos conselheiros a aprovação ad referendum sobre a criação de uma bolsa emergencial para alunos apoiados no valor de R$25 por dia, pelo período de 2 a 4 de janeiro. A vice-reitora, Girlene Alves, explicou que a empresa vencedora da licitação de prestação de serviços no Restaurante Universitário só pôde iniciar as atividades no dia 5 de janeiro, por isso, o gabinete propôs a bolsa como forma de assistir aos alunos que têm gratuidade nas refeições no RU, durante os três dias em que o restaurante estaria fechado. Foram contemplados 622 estudantes. A decisão foi aprovada por unanimidade.

O Consu negou recurso apresentado por docente relativo à devolução do valor recebido por meio do Proquali. O relator leu o parecer sobre o processo, que indica o não cumprimento das regras do programa, e o processo teve provimento de recurso negado, por maioria dos votos. Alguns presentes registraram solidariedade ao docente diante das justificativas apresentadas.

Como último item da pauta, foi feita retificação do artigo 4º do Regimento Interno da Faculdade de Medicina, recentemente aprovado.  O texto passa a incluir o Núcleo de Apoio às Praticas Educativas e os colegiados do curso.

O pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Condé, comunicou que, em breve, uma nova resolução será divulgada sobre os limites de armazenamento dos e-mails institucionais providos pela plataforma Google, em acordo com a RNP. Não haverá mudanças quanto ao acesso aos serviços, nem aos drives compartilhados.  A medida visa racionalizar o uso da plataforma, evitando problemas futuros.