Nader foi diretor da Faculdade de Direito e membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

É com pesar que a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) comunica o falecimento do professor emérito Paulo Nader nesta quinta-feira, 12 de janeiro. Nome de referência das ciências jurídicas, Nader publicou diversos livros e foi eleito, em 2008, membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas. Em 2009, recebeu o título de professor emérito da UFJF.

O jurista ingressou como professor na instituição em 1974, onde também concluiu sua graduação. Além de docente, foi diretor da Faculdade de Direito de 1981 a 1985. Sua contribuição para a área, segundo a atual diretora da Faculdade, Luciana Melquíades, foi permanente ao longo de sua vida. Como a professora destaca, Nader atendia a convites para conferências em todo o país e participava semestralmente da aula inaugural da disciplina “Introdução ao Estudo do Direito”. “Disciplina esta que ele lecionou por longo período, o que ensejou a publicação da obra com semelhante título, reconhecida nacionalmente”, lembra Melquíades.

O professor emérito ainda permanecia atuante como advogado, além de ser juiz aposentado e “autor de valorizados livros”, como volta a frisar Melquíades. “Muitos atuais professores da instituição foram alunos ou companheiros de magistério superior do professor Paulo Nader, que permanece sendo lido pelos discentes da geração atual. Toda a comunidade acadêmica da Faculdade de Direito encontra-se consternada com a notícia de sua partida e solidariza-se com sua família neste momento.”

O reitor Marcus David, que foi aluno de Nader, também lamentou profundamente a perda. Nader tinha 83 anos e estava aposentado pela UFJF desde 2008.