A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) manifesta seu mais intenso repúdio aos atos perpetrados por golpistas e terroristas que atacaram a democracia brasileira e, ao fim e ao cabo, o Estado Democrático de Direito. Neste triste 8 de janeiro, os atos de destruição no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal revelam tanto o desprezo às instituições quanto o desvario daqueles que recusam o resultado eleitoral, desafiam o poder legítimo e atacam a própria República.

Todo o rigor deve ser utilizado para a apuração tanto dos responsáveis quanto daqueles que insistem em financiar atos antidemocráticos. Se as instituições operam de forma ativa, elas precisam apurar, julgar e punir quem atua, financia e estimula tais atos. Não se espera menos para quem destrói, depreda e tem a intenção manifesta de atirar no coração da democracia.

É pública e amplamente conhecida a existência de sucessivos atos envolvendo ações difamatórias contra instrumentos eleitorais e mesmo o estímulo às ações golpistas por parte de atores cuja missão deveria ser a defesa da democracia e da República. A ocupação dos espaços públicos, com a evidente intenção de atuar contra a democracia, reforça a tese de que o direito à manifestação em nenhum momento pode permitir que o próprio regime democrático seja destruído pelas ações dos seus inimigos. O tempo alimentou o monstro e seus frutos apodrecidos, agora, precisam ser detidos.

A UFJF, como instituição também em defesa dos direitos, da democracia e da ciência, considera inaceitáveis os atos trágicos do 8 de janeiro e reafirma sua convicção de que todos os valores da liberdade, da justiça e dos direitos jamais podem estar sob a ameaça de seus inimigos declarados.

Prof Marcus Vinicius David

Reitor da UFJF

Profa Girlene Alves da Silva

Vice-reitora da UFJF