Mais de 200 alunos do programa estiveram presentes no evento, no ICH (Foto: Carolina de Paula)

Mais de duzentos estudantes do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed/UFJF) se reuniram no Instituto de Ciências Humanas (ICH) para a aula do professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Rodrigo Coelho, nesta segunda-feira, 9. 

A aula presencial marca o fechamento da disciplina de Administração e Financiamento da Educação Pública. Na plateia estavam 234 estudantes do mestrado, profissionais da Educação Básica e do Ensino Superior em Minas Gerais.  

Rodrigo Coelho falou sobre os desafios dos servidores que atuam diretamente garantindo os direitos dos cidadãos (Foto: Carolina de Paula)

O docente convidado, Rodrigo Coelho, é professor do curso de Administração Pública da UFAL, com atuação no campus sediado na cidade de Arapiraca. Com mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Coelho trabalhou nas prefeituras de São Paulo, Osasco e Paulínia. O tema da aula foi o trabalho dos chamados “burocratas de nível de rua”, os servidores públicos que interagem diretamente com os cidadãos. 

“São os servidores que estão na ponta, como o policial, o professor, o médico. Eu acredito que esse é um tema muito pertinente para esse curso, porque ele é formado, basicamente, por burocratas de nível de rua. A grande maioria está em sala de aula, interagindo com as crianças e suas famílias, ao mesmo tempo em que recebem pressões, existem metas que a sociedade espera. E eles precisam ficar ali, como diz o samba, nessa luta entre o rochedo e o mar”, comentou o professor.

Atos antidemocráticos em Brasília também são pauta no evento

O responsável pela disciplina, professor do PPGO, Marcos Tanure, abriu o encontro fazendo menção aos atos terroristas que resultaram na destruição das sedes do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, no último domingo, 8, em Brasília.  “Precisamos ser muito firmes contra essa barbárie. A democracia deve ficar acima de tudo. Essa é uma manifestação que a gente precisa fazer”, afirmou o pró-reitor, que foi aplaudido pela plateia que compareceu ao anfiteatro. 

Tanure também lembrou da nomeação do professor do Departamento de Educação da UFJF, Manuel Palácios da Cunha e Melo, para a presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O órgão é ligado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável por diversos sistemas de avaliação educacional no país, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Palácios é fundador e coordenador do Caed. “É um dos maiores especialistas na área de avaliação. Mais que teórico, também desenvolve as metodologias.” 

Palestras presenciais seguem pela semana

Na quarta-feira, 11, haverá palestra com a diretora de Inovação do Laboratório de Inovação em Governo de Minas Gerais (LAB.mg), Giselle Rocha. Na sexta, os alunos do mestrado profissional irão assistir à palestra do deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE), que participou das discussões parlamentares em torno do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Alencar é, ainda, egresso do PPGP. As duas conferências também acontecem no Anfiteatro 1 do ICH, a partir das 9h.