O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) oferece 15 vagas para o curso de mestrado e outras 15 para o curso de doutorado. As inscrições são gratuitas e estão abertas até as 18h do dia 22 de janeiro. Há possibilidade de bolsas para os primeiros colocados. As candidaturas devem ser enviadas por meio de formulário eletrônico.

Os postulantes ao mestrado devem possuir graduação em Física ou em áreas afins, em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Já para se candidatar ao doutorado, é preciso ser graduado em Física ou áreas afins e possuir mestrado em Física ou áreas correlatas, segundo a tabela da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

No ato da inscrição, o candidato deve indicar até dois grupos de pesquisa de acordo com os seus interesses de estudo. Os grupos disponibilizados são: Teoria Quântica de Campos, Gravitação e Cosmologia (TQCGC); Espectroscopia e Engenharia de Materiais (GE2M); Nanociências e Nanotecnologia (Nano); Física da Matéria Condensada (FMC); Física Atômica e Molecular (FAM); e Física Aplicada (FA). A distribuição das vagas, de acordo com os cursos de mestrado e doutorado, está disponível no Edital.

O processo seletivo será composto por duas etapas. A primeira consta de análise da ficha de inscrição, dos anexos comprobatórios, do currículo e do histórico escolar. Já a segunda fase contempla a entrevista on-line e a avaliação das cartas de recomendação. Os concorrentes classificados na primeira etapa devem enviar e-mail para o PPGF e solicitar o agendamento da entrevista, de acordo com os prazos previstos no cronograma do Edital. O endereço é ppgfisica@ice.ufjf.br.

Do total de vagas, 30% será destinada a candidatos ingressantes com ações afirmativas. O resultado final, após os recursos, será divulgado até as 18h do dia 23 de fevereiro de 2023. O início do semestre letivo está previsto para 13 de março de 2023.

O candidato pode conferir o cronograma e a lista de documentos necessários à inscrição, entre outras informações relevantes, no edital. O link para o documento e para as páginas de inscrição está disponível no site do PPGF

Outras informações: (32) 2102-3307 – Ramal 212 – Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF)

E-mail: ppgfisica@ice.ufjf.br