A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) comemora nesta sexta-feira, 23, 62 anos de história, iniciados com a sanção da lei 3.858 pelo presidente Juscelino Kubitschek. Essa trajetória começou antes disso para alguns de seus cursos cujas faculdades já contribuíam na área de educação. A criação da UFJF modificou os rumos da cidade, diversificou sua população e cultura, trouxe conhecimento e investimentos, além da formação profissional, crítica e humana ofertada a quem passa por aqui.

Em 2022, os desafios que se seguiram pós-pandemia de Covid-19, somados à divisão política do país e ao arrocho financeiro do Governo Federal, trouxeram um panorama difícil a ser enfrentado pela comunidade acadêmica. Estudantes, professores, técnicos e terceirizados garantiram, porém, que vale a pena defender essa instituição, e toda a educação brasileira. As universidades federais se uniram em fóruns de discussão para combater a desinformação e os ataques constantes à imagem das instituições. Desses encontros, surgiram campanhas como “UFJF transformando vidas”, que reafirma o poder de transformação social das universidades. Abaixo, 62 respostas à pergunta “Como a UFJF transformou sua vida?” foram reunidas em comemoração. Acompanhe também os depoimentos no Instagram.

1. A UFJF transformou a minha vida, mais que isso, a minha história se mistura com a da Universidade. Ingressei como estudante em 1985 e, mais que me formar como profissional, a Instituição me apresentou a minha vocação de vida. A partir da experiência como aluno, desejei trabalhar na UFJF. Já atuei como TAE, como professor e fiz toda a minha carreira, além disso, ela me possibilitou exercer o cargo máximo como reitor. Ela representa para mim toda minha trajetória como profissional e ser humano. Agradeço muito a essa Instituição que me realizou plenamente (Marcus Vinicius David – reitor).
2. A UFJF me deu a oportunidade de me realizar enquanto profissional bibliotecária/ documentalista. Aqui, tive incentivo e a oportunidade de fazer o mestrado e agora começar o doutorado em 2023 (Águida Heloíza Almeida de Paula – TAE da Biblioteca do ICH).
3. A Universidade me permitiu sonhar com um futuro melhor para mim (Thaís de Souza Oliveira – estudante de Ciências Biológicas).
4. A Universidade me trouxe várias perspectivas de mudanças de vida. Primeiro, por meio da realização de um sonho de ser educadora. Foi na UFJF que consegui aliar trabalho e encontrar grandes amigos e ser alimentada, cotidianamente, com a minha relação com os meus alunos. A UFJF me dá a possibilidade de poder sonhar sempre e acreditar que posso transformar, não apenas a minha vida, mas a de muitas pessoas que estão ao meu redor (Girlene Alves da Silva – vice-reitora).
5. Me tornou quem sou hoje, uma mulher que não para de querer desbravar o mundo e a vida em busca de conhecimento (Lainer Serrano – auxiliar administrativa de pesquisa alocada na Propp).

6. É a realização de um sonho para mim e para a minha família. A UFJF trouxe várias oportunidades, como a participação em projetos de iniciação científica e extensão que me desenvolveram tanto na área de assistência à saúde como na pesquisa (Davi Alves – formado em Enfermagem).

7. Me fez descobrir o verdadeiro significado de servir, da essência do que é ser servidor público e da sua importância para a sociedade (Raquel Brunelli Machado – assistente em administração e secretária geral da Reitoria).
8. Me mostrou como o mundo era muito maior do que eu poderia imaginar. Me permitiu estar em contato com o conhecimento acadêmico e a prática derivada dele, capaz de transformar o mundo em um lugar mais justo. Ingressei como uma pessoa e ela me formou como ser humano (Sarah Zanetti – formada em Direito).
9. Desde criança o meu sonho sempre foi ser cientista, mesmo ainda sem entender bem o que isso significava. Com muito estudo e dedicação, consegui ser aprovado para o curso de Ciências Biológicas da UFJF e realizar esse sonho (Breno Moreira – vice-diretor do Jardim Botânico).

11. A UFJF mudou minha vida pelas oportunidades que me deu, tanto físicas quanto de conhecimentos. Sou de Fortaleza e fico feliz em poder ser bolsista, investir em minha carreira acadêmica e conhecer a cultura de outro estado (Fernanda de Façanha Campos – doutoranda em Comunicação)

10. Trabalhando aqui me casei e realizei o sonho de ser mãe. É impossível pensar em minha história de vida sem me lembrar da universidade (Rafaela Peters – TAE da Proex).
12. Com a formação pública, gratuita e de muita qualidade, somando meus esforços e minha dedicação, esta querida Universidade também proporcionou a realização de muitos sonhos. E ainda estamos só no começo (Javer Volpini – professor do IAD).
13. Crescimento e amadurecimento pessoal, além de experiências inesquecíveis. Saio realizada e com orgulho da profissional que me tornei (Milena Teixeira de Faria Pereira – estudante de Direito)

17. Fiz amizades verdadeiras, passei a ter um olhar mais crítico e sensível diante da diversidade, que tive a oportunidade de exercer o serviço público;  é a instituição onde, num futuro próximo, almejo para a formação da minha filha. (Gillian Volpato – TAE da Proex).

14. Tive a oportunidade de me formar em Odontologia e me tornar uma profissional de qualidade. Tudo isso, devido ao ensino de excelência, estrutura impecável e professores capacitados (Rakel Gomes Machado – formada em Odontologia).
 15. Iluminou meu caminho que parecia estar escuro após sair do meu país por ameaças, me fez ter esperança de uma vida melhor. Feliz cumpleaños y muchisimas gracias UFJF (Alberto Navarro – refugiado político e estudante de Jornalismo).
16. Desde que entrei aqui tenho realizado sonhos, vencido desafios e mudado fases da vida. Posso dizer que tenho crescido aqui (Karoline Melo – TAE da Proex).
18. A UFJF mudou a minha vida ao criar possibilidades de conhecimentos que geraram em mim uma compreensão crítica e consciente da realidade, transformando minha forma de ser, pensar e atuar na sociedade (Alcione Vardiero – formada em Serviço Social).
19. Vivenciei experiências únicas, foram muitos aprendizados, amizades que ficaram, portas que se abriram (Letícia Resende – formada em Nutrição).
20. Como estudante e pesquisador através do contato com docentes renomados, grupos de pesquisa que estimularam minhas potencialidades e o convívio com um campus tão diverso e multifacetado! Me tornei o primeiro a ter um diploma de nível superior na minha família (Fabrício Viana – mestre em Ambiente Construído).
21. Trouxe de volta minha alegria no campo profissional, me permitiu voltar para minha área e devolver a formação que os professores daqui me deram e fazer um trabalho cheio de propósito (Thamirys Gonçalves – cerimonialista da Proex).
22. Tive a oportunidade de participar de intercâmbio acadêmico em Portugal, o que foi muito importante para minha carreira. Uma experiência única! (Raphaela Zanetti – formada em Nutrição).
23. A UFJF é muito importante na minha história. Aqui fiz dois cursos de graduação e  mestrado e, há 10 anos, sou servidora na Prograd (Elaine Silva – TAE da Prograd).
24. Tive o privilégio de me formar academicamente e também pude desenvolver o meu pensamento crítico e político. Conheci pessoas especiais, cujo convívio tornaram a rotina de trabalho mais leve e divertida! (Priscila Salvati – TAE da Proex).
25. Recentemente, passei pela maior experiência da minha vida ao colaborar em algumas atividades de enfrentamento à pandemia de Covid-19 realizadas pela instituição; com certeza o maior desafio, cuja ação foi bastante reconhecida e elogiada não só por nossa comunidade acadêmica, mas por toda nossa sociedade (Thiago Nascimento – coordenador de Políticas de Currículo e Ensino de Graduação).
26. Aprendi que a nossa profissão deve ser exercida com seriedade e ética. Criei vínculos importantes e necessários para o meu crescimento pessoal e profissional. Posso dizer que a UFJF me tornou uma pessoa mais madura e forte para enfrentar os desafios impostos dentro do ramo escolhido (Patrícia Caniato Campos – formada em Administração).
27. Como TAE, consegui fazer o curso de mestrado que eu tanto queria pelas vagas destinadas aos servidores (Joseane Moreira – Cead).
28. Completo neste mês de dezembro 30 anos de atuação na Universidade. Além de todo o aprendizado, a UFJF me permitiu conduzir a criação do Centro de Ciências. Posso afirmar que tudo o que sou hoje devo à esta Instituição (Elói Teixeira – diretor do João XXIII).
29. Com certeza, a UFJF é uma das grandes responsáveis por todo meu desenvolvimento pessoal e profissional. Seja pelos anos de faculdade, seja pela especialização. Quando tomei posse como servidora, percebi o quanto essa Instituição é importante na minha vida! (Marcela, Progepe)
30. Minha experiência com a UFJF me ajudou a vencer meus medos; me ajudou a me reconectar com os meus sonhos através dos encontros com o ICH e a certeza do meu curso e o que quero fazer através dele (Juliana Leite – estudante de Psicologia).
31. A UFJF tem uma energia que transforma a minha vida, me trouxe só coisas boas, muitas amizades, muitos conhecimentos, muitas alegrias, muitos amigos. A vida é isso, é um ciclo, e hoje estou de volta para a Universidade (Regina Queiroga – estudante de Turismo).

32. A maior mudança que a Universidade me proporcionou foi a possibilidade de conhecer minha companheira, Iracema, pedagoga da instituição, com quem tenho o prazer de compartilhar a vida e a criação do nosso filho (Leonardo de Almeida – TAE de GV).

33. Como professora na UFJF, na modalidade a distância. A Universidade me proporcionou, por meio do EAD, ampliar meus horizontes como docente (Maria Célia Maia – professora de Administração Pública).
34. Desde quando tive a oportunidade de entrar, vi a universidade como um lugar de desenvolvimento constante do pensamento e também de nós mesmos. Nela vivo um dos melhores momentos da minha vida! (Alice Andersen – estudante de Jornalismo).
35. Além de aprender as técnicas necessárias para o exercício da profissão, aprendi a exercer meu pensamento crítico e que o conhecimento deve ser compartilhado em prol da comunidade. Me sinto realizada profissionalmente, mas ainda pretendo retornar à UFJF para continuar minha trajetória acadêmica no Doutorado (Camila Mariana – enfermeira do HU).
36. Fazer parte dessa gigante comunidade, ter contato com as mais diversas pessoas e experiências me faz enxergar mais do mundo, ao mesmo tempo que me acolhe e faz desse ambiente minha segunda casa (Júlia Nobre Kneipp – estudante de Geografia).
37. A história da instituição perpassa minha história de formação e transformação pessoal. Hoje como docente da instituição, atuando na educação básica, numa prática ancorada no tripé ensino-pesquisa–extensão, busco reforçar a missão da instituição ao ofertar uma educação de qualidade e produzir novos conhecimentos no âmbito educacional à sociedade (Lauriana Paiva – professora do João XXIII).

42. A Universidade mudou minha vida, pois me ofereceu as melhores oportunidades, seja no âmbito acadêmico, profissional e humano. O ensino gratuito e de qualidade foi essencial para mim. Aprendi e aprendo a cada dia que piso nesse lugar (Susana Azevedo – doutoranda em Comunicação)

38. A UFJF nos permitiu influir na mudança de vida de nossos alunos e de pacientes. Com muita satisfação, percebemos que criamos novos horizontes para a futura prática profissional odontológica de nossos alunos. Sentimos também uma imensa alegria ao ver os sorrisos de agradecimento dos pacientes atendidos nas clínicas odontológicas (Aneliese Lourenço e Evandro Lourenço – professores da Faculdade de Odontologia)
39. Encontrei força, identidade, amizade e construí memórias que dizem sobre mim e sobre meu entorno, me fazendo ter esperanças de um futuro melhor a partir do conhecimento (Laryssa Gabellini – doutoranda em Comunicação).
40. A UFJF me proporcionou encontros que extrapolam as rotinas de trabalho. Aqui fiz amizades que fazem parte do cotidiano da minha família (Wagner Barbosa – vice-diretor do ICH).

44. Através dela, eu, filho de um vigilante e uma faxineira, aluno de escola pública, amante de ciência e tecnologia, tive minha história modificada. Fiz a graduação, mestrado e depois doutorado sanduíche no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, maior acelerador de partículas do mundo (Ualison Dias – doutorando em Engenharia Elétrica).

41. A UFJF mudou minha vida de diversas formas; logo quando entrei tive oportunidade de participar de segmentos que mudaram minha percepção, como a Rinobot e o time Enactus. Momentos assim, eu jamais poderia experienciar em outro lugar (Thiago Botti – aluno de Engenharia Ambiental e Sanitária).
43. Muitas pessoas me perguntam o que estou aprendendo na Faculdade sempre com o intuito de saber sobre o meu curso, mas a faculdade não me ensinou apenas Engenharia, me deu oportunidade de aprender sobre mim e foi assim que ela mudou a minha vida. Entrei na graduação aos 18 anos e estava completamente perdida, porém encontrei ótimos amigos e também várias oportunidades de projetos (Laura Soranço – aluna de Engenharia Civil).
45. Orgulho de ser UFJF, como aluna e como docente! Orgulho de ver nossa universidade formando pessoas e servindo a sociedade! Parabéns UFJF pelos seus 62 anos! (Vanessa Dias – professora do Departamento de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia). 
 46. A Universidade foi uma experiência única de descoberta e autoconhecimento. As oportunidades de projetos extracurriculares de Iniciação Científica e extensão que fiz parte ampliaram a visão sobre a minha profissão e me conectaram com pessoas de cursos diferentes (Mariana Brandi – aluna de Ciências Biológicas).
47. A Universidade me inspirou a alcançar objetivos, partilhar lutas e defender o que de mais nobre uma sociedade pode ter, isto é, a produção do conhecimento científico para o desenvolvimento coletivo. Em tempos tão turbulentos, a universidade pública brasileira se mostrou ainda mais como lugar para além da formação individual de profissionais, seu enfrentamento às forças antidemocráticas e à Covid está fixado na história (Dalila Singulane – doutoranda em História).
48. A UFJF mudou minha vida quando se tornou meu lar para desfrutar o acesso ao conhecimento, a pessoas interessantes e ao privilégio de estar na natureza (Kênia Felipe – graduada em Nutrição).
49. A Universidade me deu oportunidades de aperfeiçoar os meus talentos e de desabrochar outros. Me permitiu conhecer pessoas que passaram a ser inspiradoras, me mostrou que sempre temos que lutar por algo que seja para o bem coletivo (Flávia Calazans – aluna de Turismo). 
50.  A Universidade abriu portas, não só para mim, mas também para toda a minha família. Ampliou nossos olhares para o mundo, mostrando um universo de possibilidades que não enxergávamos, trazendo muitas conquistas e esperança de um futuro melhor (Débora Oliveira – mestranda em Comunicação). 
51.  A UFJF me traz a cada dia a oportunidade de contribuir de maneira efetiva para as pessoas, gerando transformação na vida não só dos alunos, como da comunidade em geral (Raquel Rohr – professora do IAD coordenadora da Orquestra Acadêmica da UFJF). 

54. Trabalhando há quase 30 anos na UFJF, me sinto em casa, local onde cultivo grandes amizades, várias parcerias e onde tive oportunidade de me capacitar e crescer profissionalmente! (Adriana Oliveira – bibliotecária e doutoranda em Comunicação).

52. A Universidade me mostrou caminhos que eu não imaginava que um dia poderia trilhar. Como empresária junior, tenho a oportunidade de viver experiências do mercado de trabalho e desenvolver habilidades pessoais. Hoje, entendo que a Universidade vai além da uma simples sala de aula, ela te permite viver e crescer (Letícia Flores, aluna de Direito). 
53.  Duas das minhas paixões foram despertadas desde a infância pelo meu pai, professor aposentado da UFJF: a docência e a arte. Mais recentemente a extensão universitária me possibilitou trazer a arte como ferramenta de ensino das habilidades afetivas e desenvolvimento de empatia nos alunos da área da saúde, em especial da Medicina (Lígia Amaral – professora da Faculdade de Medicina e chefe da Unidade de Gestão de Pós-Graduação, Ensino Técnico e Extensão do HU). 
55.  Sempre gostei da docência. Fiz anos de medicina assistencial mas sempre amando estudar. Por conta disso, também amo a ciranda de estar sempre aprendendo e ainda poder passar um pouco da minha experiência aos alunos. Me orgulho de ter sido aluna da UFJF e de hoje ser docente desta universidade. Ainda desejo contribuir muito para nossa Faculdade de Medicina (Arise Galil – professora da Faculdade de Medicina). 
56. Na universidade me construí enquanto sujeito social, portanto, político. A partir dessa construção hoje me coloco, enquanto professora, como agente de transformação (Raquel Portes – professora da FAU). 
58. Aqui posso exercer as várias dimensões do meu trabalho. Foi a UFJF que possibilitou que eu fizesse pesquisa e conseguisse participar ativamente da formação de diversos alunos e, durante todos estes anos, me deu a certeza de que conhecimento vale muito a pena! (Jacy Gameiro – professora do ICB). 

57. A UFJF me deu um caminho e um destino. Ampliou meus horizontes e me deu a chance de modificar tantas vidas através da sala de aula e do palco. Recebi e pude devolver. É o lugar onde pude praticar o meu ofício e que me permitiu o exercício diário da felicidade, numa paisagem única (Márcia Falabella – professora da Facom).

59. Acho que eu posso dizer que eu me descobri aqui: quem eu sou, o que eu quero fazer. Fiz amizades que sinto que devem durar uma vida inteira. Foi de longe o momento mais marcante da minha vida. Acredito que foi onde amadureci e aprendi a viver de verdade. (Ophir Neto – estudante de Engenharia Mecânica) 
60. Na UFJF eu me sinto uma pesquisadora completa. Consigo gerar também impacto social. E o que eu considero como mais importante: mobilizar, impactar e gerar inspiração para nossos alunos. Ter o prazer de trabalhar com estudantes de diferentes áreas de formação. Colocá-los todos ali, imbuídos no propósito de usar o conhecimento da Universidade para mudar a vida das pessoas, é fantástico (Priscila Capriles – professora do ICE). 
61. Entrar na UFJF foi descobrir mais um lugar no mundo, sentido de pertencimento e compromisso com os alunos, com os que aqui trabalham, com o Serviço Social, com a sociedade brasileira. A UFJF me deu grandes amigos, grandes tarefas para realizar, muito trabalho e muitos desafios. Sou grata pelo vivido nesses 17 anos (Carina Moljo – professora da Faculdade de Serviço Social). 
62. Aqui eu entendi muito sobre o que é negritude e o que é coletividade. O quanto essa universidade abriga e acolhe e dialoga sobre as diversidades, foi totalmente transformador na minha vida. As políticas de permanência, se não fosse pela universidade, não sei se teria finalizado o Ensino Superior. Graças a essa família, eu virei quem eu sou e sigo semeando os conhecimentos compartilhados pelos mestres da UFJF (Renata Dorea – aluna do Bacharelado em Cinema e Audiovisual).