Edição conta com aporte de 24 mil reais a ser distribuído entre até 19 propostas (Foto: Divulgação)

A Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Cine-Theatro Central, lança o edital do projeto Palco Central relativo a 2023. A nova edição conta com um aporte de 24 mil reais, que será distribuído entre até 19 propostas. As inscrições são realizadas de forma on-line, a partir do preenchimento de formulário eletrônico, e devem ser realizadas até o dia 5 de fevereiro de 2023.

Retomando a iniciativa, que existe desde 2018 e foi interrompida no período de distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19, o projeto traz apresentações nas quais o público é convidado a assistir aos shows com maior proximidade ao artista. No palco de cada espetáculo, há um limite máximo de 120 pessoas. As apresentações acontecem de março a agosto de 2023, sempre às terças-feiras, às 18h30, com distribuição gratuita de ingressos, levando ao tradicional espaço artistas e espectadores em espetáculos intimistas.

Além de valorizar a arte, a ideia é democratizar ainda mais um espaço já consagrado, onde grandes artistas da música, da dança e das artes cênicas, muitos deles com projeção nacional e internacional, se apresentaram. Esse é um dos aspectos mais interessantes do projeto, que, de certa forma, promove a desconstrução do palco como espaço exclusivamente do artista, permitindo o envolvimento e a integração da comunidade como produtora e usuária da cultura. Outro aspecto positivo é possibilitar uma forma de lazer para pessoas que trabalham ou passam pelo centro, podendo usufruir dos espetáculos em um horário mais conveniente, com acesso gratuito. 

Amplas possibilidades
As atividades a serem propostas devem estar dentre as seguintes áreas do campo artístico-cultural: audiovisual, circo, dança, literatura, multilinguagens, música, teatro e outras – sendo que 30 ingressos, dos 120 destinados à apresentação, são reservados a cada proposta selecionada. 

A originalidade do Palco Central se encontra justamente em trazer um formato reduzido para a ocupação de um espaço que chega, em sua capacidade máxima, a aproximadamente 1.800 lugares. Com o projeto, é proporcionada uma proximidade especial entre público e artistas, permitindo que as pessoas possam contemplar um ângulo diferente do habitual, direto do palco para a plateia.

Outras informações:
Edital Palco Central
Formulário on-line para inscrição
Site do Palco Central
Telefone: (32) 2102-6330
E-mail: cinetheatrocentral@ufjf.br