Edição conta com mais de 70 presépios confeccionados em múltiplos materiais, como o de pedra vulcânica (Foto: Divulgação)

Com a chegada de dezembro e das comemorações natalinas, uma programação faz parte do roteiro de muitos juiz-foranos: a tradicional exposição de presépios do Museu de Cultura Popular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), instalado no casarão centenário do Forum da Cultura. A mostra anual, que neste ano completa 23 edições, reúne obras brasileiras e estrangeiras que representam, em diferentes perspectivas e linguagens, o nascimento do menino Jesus.

Com início na última terça-feira, dia 13, essa edição conta com mais de 70 presépios confeccionados em múltiplas técnicas e materiais. São obras realizadas em cerâmica, madeira, palha de milho e de bananeira, vidro, conchas, bolinhas de gude, e até mesmo rocha vulcânica, entre outros, que demonstram, de forma peculiar, especificidades e características regionais e identitárias traduzidas por seus criadores.

As peças são de procedência de diversas localidades do Brasil, como Juiz de Fora (MG), Piúma (ES), Alto do Moura (PE), Caruaru (PE), Divinópolis (MG), Roraima, Santa Cruz do Rio Pardo (SP) e Turmalina (MG). Além das obras brasileiras, a mostra conta com presépios oriundos de países como Itália, Chile, Peru, Equador e Bolívia. Todas as obras expostas são pertencentes ao acervo do Museu de Cultura Popular.

Peças são de procedência de diversas regiões do Brasil, além de países como Itália, Chile, Peru, Equador e Bolívia (Foto: Divulgação)

Uma novidade desta edição é que os visitantes poderão conferir, através do acesso a QR Codes disponibilizados ao longo da exposição, informações e curiosidades sobre diversas peças e materiais utilizados em suas confecções.

“Presépios” permanece em cartaz no Museu de Cultura Popular até o dia 6 de janeiro, estando aberta para visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h, com entrada franca. Para grandes grupos, é necessário agendamento prévio. A mostra também contará com repercussão nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.

Tradição
Os presépios retratam o nascimento do menino Jesus numa humilde manjedoura, em Belém, e reúnem a Sagrada Família, os três Reis Magos, os pastores e os animais do estábulo. A montagem de presépios é uma tradição cristã iniciada por São Francisco de Assis, em 1223, com figuras vivas, para celebrar e rememorar a esperança da chegada do menino Jesus.

Se naquela época o presépio era uma novidade, ele se popularizou e, além dos altares das igrejas, ganhou também espaço nas varandas e salas das casas dos fiéis e até nas decorações natalinas de centros comerciais. Tornou-se, assim, um tradicional ritual de fé e devoção e marco significativo nas comemorações de fim de ano, extrapolando elos religiosos e, muitas vezes, convertendo-se em uma peça decorativa desse período, que remete a lembranças positivas.

Museu de Cultura Popular da UFJF

Museu fica no Forum da Cultura da UFJF (Foto: Divulgação)

Com mais de três mil peças em acervo, o Museu de Cultura Popular possui estatuárias, peças de crenças religiosas e cerâmicas, brinquedos populares, entre outros artefatos de culturas nacionais e estrangeiras. A delicadeza e a originalidade das obras e utensílios expostos regularmente nesse espaço despertam interesse, encantam e fazem sonhar adultos e crianças, proporcionando uma janela para tradições populares em transformação.

O Museu, criado em 12 de março de 1965 – data que marcou o centenário do folclorista Lindolfo Gomes –, foi transferido para o espaço do Forum da Cultura em 1973, sendo doado à UFJF em 30 de setembro de 1987. Sua origem está no trabalho do professor Wilson de Lima Bastos, que criou o então chamado “Museu do Folclore”, mais tarde renomeado como “Museu de Cultura Popular”.

Forum da Cultura
Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em atividade há mais de quatro décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

Endereço e outras informações:
Forum da Cultura
Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora