Com o objetivo de fomentar espaços de desenvolvimento de habilidades exigidas aos bacharéis em Direito, estudantes da disciplina Teoria do Direito Internacional do campus Governador Valadares da UFJF simularam dois julgamentos nos dias 12 e 14 de dezembro.

Os conteúdos foram voltados aos direitos humanos, sobretudo relacionando a dinâmica processual das jurisdições internacionais a partir da Corte Interamericana dos Direitos Humandos (CIDH).

O primeiro caso simulado foi Garibaldi versus Brasil, em que o Estado brasileiro foi condenado pela falta de investigação referente ao assassinato do agricultor Sétimo Garibaldi. O segundo tribunal simulado tratou da condenação do Brasil, também pela CIDH, no caso Favela Nova Brasília.

De acordo com o professor Braulio Magalhães, professor da disciplina, os estudantes do 5⁰ período souberam aproveitar a atividade para se aprofundar sobre os casos. “A atividade foi muito exitosa. Foi interessante a releitura da sentença e o posicionamento dos dois grupos de estudantes pró e contra a sentença em cada um dos casos”.