A atividade reúne associações, cooperativas e grupos autônomos de micro e pequenos empreendedores, no Parque Halfeld. (Foto: Intecoop/UFJF)

O programa de extensão Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participa da edição natalina da “Feira de Economia Popular Solidária de Juiz de Fora”. A atividade reúne cerca de 30 associações, cooperativas e grupos autônomos de micro e pequenos empreendedores da Zona da Mata. O evento teve início esta semana e vai até o dia 23, sempre em horário comercial, no Parque Halfeld, em Juiz de Fora.

É possível encontrar diversas opções alimentícias, de artesanato, moda e decoração. Todos os produtos expostos são oriundos de produção artesanal, local e regional, realizada sob os conceitos da economia solidária, ou seja, a partir de relações de trabalho pautadas na cooperação e autogestão dos trabalhadores. A participação da Intecoop na iniciativa se dá por meio do assessoramento aos organizadores da Feira, como o Fórum Municipal de Economia Popular Solidária de Juiz de Fora (Fomeps-JF) e seus coletivos.

Nesta edição natalina, além da Feira ao ar livre no Parque Halfeld, o Fórum Municipal de Economia Popular Solidária irá realizar pela primeira vez o “Empório Fomeps-JF”. A atividade paralela terá início nesta quinta-feira, 15, e prossegue também até o dia 23, no Espaço Cidade, na Avenida Barão do Rio Branco, 2234, no Centro.

No Empório, serão realizadas atividades culturais e debates sobre a economia solidária e o próprio Fórum, além da exposição e venda dos produtos de diversos grupos e empreendimentos solidários.

Formação cidadã

Ana Lívia Coimbra: “Intecoop reafirma a função social da Universidade” (Foto: UFJF)

Conforme a pró-reitora de Extensão da UFJF e coordenadora da Intecoop, Ana Lívia Coimbra,  o assessoramento ofertado, aos trabalhadores e trabalhadoras, reafirma a função social da Universidade. Além de colaborar para a geração de renda, a iniciativa extensionista demonstra o comprometimento da UFJF com o desenvolvimento do município e da região.

“A Feira de Economia Popular Solidária é o ponto de chegada da atividade desenvolvida pela Universidade, o momento de comercialização dos produtos, após toda a formação técnica em economia solidária e para o trabalho autogestionário coletivo e democrático, do acompanhamento para a viabilização dos empreendimentos e incentivo à participação dos trabalhadores na elaboração das políticas públicas municipais”, destaca.

Outro aspecto salientado é a contribuição do programa de extensão para a formação cidadã dos estudantes da UFJF.   “A assessoria da Intecoop aos coletivos e grupos de trabalho autogestionário em Juiz de Fora e região tem muitos resultados positivos. Internamente, na UFJF, nossos estudantes têm contato com a comunidade que demanda deles um conhecimento vivo, que possa ser imediatamente aplicado.  Esse diálogo horizontal, de ouvir e responder prontamente à comunidade, enriquece os aprendizados e a formação desses alunos e alunas, integrantes da iniciativa.”

Além da UFJF, a Feira e o Empório de Economia Popular Solidária contam com o apoio da Prefeitura de Juiz de Fora.

Outras informações: Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop/UFJF)