Sessão contou com representações políticas, estudantis e comunidade acadêmica da UFJF. (Foto: Gabriella Moura)

Autoridades, representantes da comunidade acadêmica e da sociedade valadarense se reuniram nesta terça (6), para audiência pública sobre possível desmembramento do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). A solenidade contou com a presença do reitor Marcus David, o pró-reitor de Infraestrutura, Marcos Tanure, e o secretário-geral, Edson Faria, além da equipe gestora do campus avançado e representações políticas e estudantis.

Marcus David destacou desafios da Universidade com os cortes feitos na educação. (Foto: Gabriella Moura)

A atividade teve início com a exposição dos resultados do trabalho desenvolvido pela Comissão de Condução do Debate, que produziu relatório de suporte sobre a pauta. Em sua fala, o docente Erly Guilherme Azevedo abordou entraves vivenciados no campus GV, desafios de autonomia entre os campi da UFJF, esclareceu as etapas de uma possível emancipação e a importância dos vínculos entre a instituição de ensino e a cidade na qual está instalada. “A comunidade espera que a Universidade interaja e participe dessa discussão. Precisamos ter cada vez mais projetos e proposições de ações junto à comunidade”, pontuou.

Na ocasião, o reitor da UFJF, prof. Marcus David, destacou a importância da participação da comunidade acadêmica nos debates, para viabilizar futuras decisões que impactem o campus GV: “A Universidade deve participar, para que quando for chamada a opinar, já tenha uma posição consolidada. Temos expectativa que no desfecho desse trabalho da Comissão, saia uma manifestação de uma posição sobre o tema. E essa posição será, então, enviada ao Conselho Superior da UFJF”.

O reitor ainda relembrou os recentes cortes de investimentos na educação e os desafios que toda a Universidade está enfrentando devido a tais contingenciamentos. Marcus David destacou o empenho da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) na produção de um documento para a equipe de transição do governo, a fim de solicitar a retomada das obras paradas por ocasião do processo de expansão das universidades. “A questão mais essencial em GV é superar os problemas de infraestrutura, e só vamos superar se tivermos um compromisso claro do novo governo. Em quase sete anos de reitoria, não tivemos nenhum investimento público expressivo na educação brasileira. A expectativa agora é de que haja um projeto de retomada de investimentos públicos para que o investimento em Governador Valadares seja um dos prioritários”.

Ângelo Denadai reforçou importância do debate sobre possível emancipação. (Foto: Gabriella Moura)

Em sua fala, o diretor-geral da UFJF-GV, prof. Ângelo Denadai, ressaltou o desejo de conduzir o debate sobre uma possível emancipação de forma harmônica, sem perder de vista as vantagens advindas dessa parceria entre os campi. “Se não fosse pela UFJF, não estaríamos hoje tendo esse debate, não teríamos elogios ou reclamações, porque o campus GV não existiria. Dessa forma, queremos conduzir as discussões de forma harmônica, em sintonia com a reitoria, e contando com a colaboração das comunidades acadêmica e externa, para que possamos avançar nesse grande projeto de valorização desse patrimônio que são as universidades públicas”.

Vereadora Gilsa Santos entregou homenagem ao reitor da UFJF. (Foto: Gabriella Moura)

Na sequência, integrantes da sociedade valadarense, de representações políticas e estudantis tiveram oportunidade para expressar suas opiniões e sanar dúvidas com os participantes da sessão. Ainda durante a sessão, a vereadora Gilsa Santos entregou ao reitor da UFJF homenagem pelos feitos da educação e da Universidade na cidade, conforme já realizado em sessão especial da Câmara.