Filme foi gravado na Associação dos Amigos (Aban), situada no bairro Dom Bosco, em Juiz de Fora (Imagem: Reprodução)

Enquanto o Brasil segue na maior competição de futebol do mundo, o país também marcou presença em outro evento mundial: a Copa do Mundo da Enactus 2022, sediada em San Juan, Porto Rico, há cerca de um mês. O Time Enactus UFJF foi o vencedor na 77 Second Films of Impact, competição em que os times enactus de todo mundo criam um vídeo de 77 segundos contando a história de seus projetos. Cidades Inteligentes, do time da UFJF, ganhou na categoria Melhor Cinematografia.

Estudante de Engenharia Civil, Laura Soranço é uma dos nove integrantes da equipe que participam do projeto Cidades Inteligentes, que agora foi renomeado para Ciclo C: “O nome foi pensado a partir do nosso trabalho, que significa Compostagem, Consciência Ambiental e Carbono Zero, sendo esses os nossos três pilares.”

Conquistar o prêmio, em sua opinião, foi de extrema importância para o time, pois “nos mostrou como nosso trabalho é importante e grande, sendo como uma recompensa ao trabalho duro”. Segundo a acadêmica, o projeto inicialmente apresentava outro viés, tendo o objetivo de integrar processos dentro da comunidade a partir da tecnologia. Porém, com a prospecção, foi avaliado que a ideia inicial não iria sanar suas necessidades, sendo preciso reestruturá-lo junto à comunidade.

Vídeo campeão

A produção do vídeo foi realizada na Associação dos Amigos (Aban), uma organização sem fins lucrativos localizada no bairro Dom Bosco, em Juiz de Fora. Foi neste espaço que foi testado o MVP, ou seja, o produto mínimo viável para validar a proposta da ação. “A partir das gravações na Aban, obtivemos a ajuda de um produtor cinematográfico, Ariel Rezende, para a edição”, informa. As expectativas para 2023 é implementar o projeto no Curumim São Pedro, sendo que já está sendo desenvolvido todo o material didático para as educadoras.

Enactus busca inspirar jovens universitários a transformar vidas por meio da Ação Empreendedora (Imagem: Reprodução)

Para a graduanda, a vivência no Time Enactus tem sido desafiadora e tem mostrado como a Engenharia Civil pode se relacionar com o projeto. Ao aprender sobre meio ambiente e o impacto das ações humanas, Laura tem voltado seus estudos para construções sustentáveis e como reduzir a emissão de carbono.

Copa do Mundo da Enactus 2022

No campeonato mundial, os times são separados em ligas e avaliados por uma bancada de juízes composta por grandes executivos internacionais. Neste ano, o Brasil foi representado pela primeira vez pela Enactus Facimp. O time maranhense apresentou os resultados obtidos durante um ano de trabalho no desenvolvimento dos projetos Coffí, Mudaí e Adubaí, realizados na comunidade Açaí Km 1700, e conquistaram a classificação para a semifinal,  competindo com a delegação de Marrocos, Nigéria e Egito. O time egípcio passou para a final e se consagrou Campeão da Enactus World Cup 2022.

A delegação Brasileira da Enactus também teve finalistas na competição na 77 Second Films of Impact: o projeto Fertileasy, da Enactus UFV-CRP e o projeto Domus, da Enactus São Carlos. Este último foi premiado na categoria Race to Rethink Plastic.

Sobre a Enactus

O Time Enactus UFJF foi oficialmente fundado em outubro de 2018, sendo formado por estudantes de diversas áreas, tais como: Medicina, Direito, Arquitetura e Engenharias Elétrica, Mecânica, Civil, de Produção, Sanitária e Ambiental. A conselheira responsável é a professora Priscila Capriles.

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos que se dedica a inspirar jovens universitários a transformar vidas por meio da Ação Empreendedora. A iniciativa busca enriquecer a jornada empreendedora dos estudantes, por meio de diversas oportunidades de aprendizagem e conexão com o ecossistema de negócios global, servindo de ponte entre o mundo acadêmico e o mundo corporativo.

Relembre: Enactus UFJF é classificado para 2ª fase de concurso internacional

Outras informações: enactus.org.br/