Profissionais com titulação de doutorado ligados à UFJF e ao HU podem inscrever projetos até 20 de janeiro de 2023 (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

O Programa de Iniciação Tecnológica (PIT-Ebserh) está com inscrições abertas. O objetivo é incentivar alunos de graduação a participarem do desenvolvimento de soluções inovadoras em saúde.  Vão ser fomentados projetos de todas as áreas do conhecimento que sejam realizados nos hospitais universitários federais vinculados à Rede Ebserh. 

Profissionais com titulação de doutorado ligados à UFJF e ao Hospital Universitário (HU-UFJF-Ebserh) podem inscrever projetos de desenvolvimento tecnológico no período até dia 20 de janeiro de 2023, por meio de um formulário eletrônico disponível na página da Gerência de Ensino e Pesquisa. O edital com todas as informações referentes ao processo e o formulário podem ser acessados por este link.   

O PIT vai conceder inicialmente 205 bolsas, com duração de 12 meses, no valor de R$ 400 mensais por aluno. No Hospital HU-UFJF, sob gestão da Ebserh, são cinco bolsas oferecidas.  “Os avanços da tecnologia estão provocando várias mudanças no nosso modo de viver. Um dos setores que está sofrendo transformações é a saúde, que deixou de ser aquele atendimento tradicional dentro de um hospital”, pontua o gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFJF, José Otávio Corrêa.  

“Além dessa busca por soluções inovadoras, o PIT tem o objetivo de incentivar alunos de graduação a participarem do desenvolvimento dessas soluções. Ao inserir os alunos bolsistas no desenvolvimento, aperfeiçoamento ou estudo de viabilização de produtos, protótipos, processos, serviços ou sistemas e afins, estamos fomentando neles uma maior capacidade de desenvolver habilidades. Isso também favorece o crescimento da capacidade de expressão oral e escrita, e do trabalho em grupo, contribuindo para a formação completa do estudante.” 

Esta é a primeira edição do PIT, parceria firmada entre Ebserh e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). No primeiro semestre de 2022, no âmbito dessa parceria, teve início o Programa de Iniciação Científica da Ebserh (PIC), que distribuiu 304 bolsas a alunos de graduação com projetos de pesquisa científica nos hospitais da Rede.