Festival do Movimento é realizado desde 2017 (Foto: Divulgação)

O departamento de Educação Física do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) voltará a promover no dia 15 de dezembro, às 9h30, uma edição presencial do Festival do Movimento. O evento terá a participação de 47 estudantes que farão apresentações cênicas com a temática “Encantos do Natal” junto aos beneficiários da Associação Valadarense de Assistência e Defesa dos Direitos do Excepcional (AVADDE) e suas respectivas famílias, no salão de festas do Valadares Country Club.

Inaugurado em 2017, o Festival do Movimento inicialmente era realizado no Clube Filadélfia diante de um público significativo, especialmente crianças e suas famílias, atraídas pelas temáticas infantis abordadas, como “Disney”, “Halloween”, dentre outras. Porém, em razão da COVID-19, nos últimos dois anos o evento aconteceu virtual e internamente.

“Estamos muito felizes com a retomada da edição presencial. A apresentação cênica presencial permite interação com o público e traz experiências e emoções únicas para todos os envolvidos”, destacou a professora Josária Ferraz, uma das organizadores do evento ao lado de docentes e discentes das disciplinas Expressão Rítmica e Corporal, Dança, Fundamentos da Ginástica I, Fundamentos da Ginástica II e Fundamentos da Ginástica III.

Além de promover um momento agradável de celebração de Natal, o Festival do Movimento tem ainda objetivo formativo. “Trata-se de uma atividade avaliativa, na qual componentes da formação profissional em Educação Física, como a apresentação cênica e o processo criativo de composição coreográfica, são objetos de estudo e experimentação”, concluiu Josária Ferraz.

O Festival do Movimento conta com o apoio do Centro de Informação e Assessoria Técnica (CIAATT) e com uma gravação autoral do músico Igor Souza que encerrará o espetáculo.