Em continuidade à agenda de debates acerca de possível emancipação do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), foi realizada, na última semana, audiência pública com participação da reitora pró-tempore da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Roselma Lucchese. O próximo encontro de debates está agendado para esta terça, 6, quando acontece audiência pública, a partir das 13h, na Câmara Municipal de GV. A atividade conta com presença do reitor da UFJF, Marcus David, o pró-reitor de Infraestrutura, Marcos Tanure Sanábio, e o secretário-geral Edson Faria.

Reitora Roselma participou de atividade em Governador Valadares. (Foto: arquivo UFCAT)

Em sua fala, a reitora da Federal de Catalão abordou a obrigação social de se compartilhar a história desenvolvida durante o desmembramento da Universidade Federal de Goiás. “Temos a obrigação social de falar sobre essa história, de apresentar, apoiar os novos projetos e discutir sobre a educação do futuro que queremos e precisamos. Quando assumi a reitoria, não tínhamos nada registrado, nada que nos guiasse. Você vai fazendo conforme vão surgindo as necessidades. Foi quando entendi que a universidade se faz da comunidade universitária, das pessoas. Sua autonomia está nas características do que vamos implantar, e deve se parecer o máximo possível com os anseios desse corpo social da universidade”, relatou Roselma, que destacou, também, que o compartilhamento de relatos traz na pauta o fortalecimento da rede federal de ensino superior, que passa pelas universidades e institutos federais.

Na ocasião, o diretor-geral da UFJF-GV, Ângelo Denadai, destacou a satisfação com a presença da convidada, “compartilhando essa experiência em prol deste projeto, que contribui para a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade para o povo brasileiro”. E finalizou: “É emocionante escutar em suas palavras o quão trabalhoso foi, mas o quão satisfatório foi essa autonomia dessa universidade de que hoje é reitora, dentro do contexto do grande projeto de sustentação das universidades, mas também para a solução dos seus problemas locais”.

Durante o encontro, a convidada apresentou melhorias e desafios advindos do processo de desmembramento. Na sequência, a comunidade participante compartilhou dúvidas e coletou informações sobre o assunto e as experiências da convidada.

A audiência completa está disponível neste link.