Cerca de 4.600 estudantes fazem prova em Governador Valadares. (Foto: Manoel Junior/UFJF)

Neste fim de semana, cinco cidades recebem candidatos para as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As provas começaram no sábado, 3, e acontecem também neste domingo, 4. Além de Governador Valadares, o Pism é realizado em Juiz de Fora, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda. Na cidade que abriga o campus avançado da UFJF, dos cerca de 4.600 estudantes que realizam as provas, 38 candidatos contaram com o atendimento especializado, que proporcionou condições inclusivas para realização das provas, na Escola Estadual Júlio Soares.

Silvana, Adenilza e Aline integram equipe do atendimento especializado. (Foto: Flávia Carvalho/UFJF)

A coordenadora do setor, Adenilza Nazário, explica que a escola conta com 50 pessoas atuando na aplicação das provas. “São 16 salas, sendo cinco amplas, com mais de um candidato, e 11 de atendimento individualizado. A maioria tem ledor/transcritor, o que exige que o candidato fique em espaço individual”. A preparação dos fiscais também passa por etapas específicas: além do treinamento para aplicação do Pism, eles têm um treinamento especializado. Dessa forma, é necessário ter conhecimento prévio sobre ações de inclusão e, de preferência, atuar na área. Em GV, muitos são estudantes ou egressos, que estiveram ou estão em projetos de extensão ou pesquisa.

João integra a equipe de fiscais do atendimento especializado. (Foto: Flávia Carvalho/UFJF)

É o caso do estudante de Direito da UFJF-GV, João Pedro Borges. O fiscal de prova é representante discente do Grupo de Trabalho Acessibilidade, da UFJF-GV, e, durante a pandemia, foi monitor de pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) que precisam de apoio remoto. Com baixa audição diagnosticada na infância, João vê na aplicação oportunidade de colaborar e ampliar habilidades. “Para nós, agrega conhecimento sobre acessibilidade em outros transtornos, permite ter uma noção das dificuldades e dos entraves que os candidatos teriam na hora da prova. De certa forma, apesar de estar mais capacitado para pessoas com demandas parecidas com a minha, os fiscais têm pluralidade de conhecimento, o que os torna aptos a receber qualquer pessoa na prova”.

Provas acontecem neste fim de semana, em cinco cidades do país. (Foto: Webert Arão/UFJF)

De acordo com a coordenadora do atendimento especializado, Silvana Lahr, a organização do local de prova visa atender todos os aspectos da inclusão, de acordo com a Política Nacional de Educação Especial. “São três: acesso, permanência e participação. Não é simplesmente aceitar o aluno, se ele não está participando, nem consegue permanecer ou terminar um curso. No caso do Pism, estamos em um concurso, onde os candidatos concorrem a uma vaga. O atendimento especializado atende as demandas específicas dos alunos, para que não sejam prejudicados por falta de material, atendimento ou fiscal específico, por exemplo”.

Ao lado da família, Guilherme tenta uma vaga na UFJF-GV pelo Pism. (Foto: Flávia Carvalho/UFJF)

A família do estudante Guilherme Madureira aprova a iniciativa e parabeniza a UFJF pelas ações inclusivas. “Gostaria de parabenizar a Universidade pela possibilidade de atendimento especializado. Percebi que os candidatos se sentem mais acolhidos e também mais encorajados”, comentou Dayse Frois, que veio de Teófilo Otoni acompanhar o filho de 16 anos. Para Guilherme, o Pism é uma boa oportunidade para buscar uma vaga na UFJF: “Eu soube do Pism por divulgação da escola, que nos incentivaram muito a fazer. Eu acho importante, porque nos ajuda enquanto treineiros, e a Universidade tem opções de cursos muito bons”.

Letícia aprova a organização do atendimento especializado pela UFJF-GV. (Foto: Flávia Carvalho/UFJF)

Essa atenção especializada é bem recebida também pela estudante de Ipatinga, Letícia Quintão, que presta provas do Pism 3. A candidata de 17 anos conta que fazer a prova em uma sala especial facilita muito o processo: “fazer prova com muitas pessoas acaba atrapalhando na concentração; às vezes não consigo resolver as questões por causa do barulho, com mais pessoas; vai ser muito bom essa sala mais vazia. Estou um pouco nervosa, mas preparada”, relatou.

Gabaritos serão publicados neste domingo, a partir das 19h. (Foto: Luiz Eduardo/UFJF)

Os principais atendimentos especializados realizados na Escola Estadual Júlio Soares estão relacionados a deficiências intelectual, físico-motora, visual ou baixa visão, surdez ou baixa audição, além de transtornos do espectro autista e TDAH. Para viabilizar a resolução das questões pelos candidatos, a equipe utiliza de equipamentos como lupa, transcritor e espaços adaptados para lactantes e diabéticos, por exemplo.

Resultados
A previsão é que as notas das provas do Módulo III do Pism sejam divulgadas no dia 19 de janeiro de 2023. O resultado final, após a interposição e análise dos recursos, sai no dia 2 de fevereiro. As notas das provas dos Módulos I e II devem ser divulgadas no dia 14 de março de 2023, sendo o resultado final publicado em 23 de março de 2023.

Mais informações: copese@ufjf.br
www.ufjf.br/copese/