Estudantes foram divididos em 12 locais de prova de GV. (Foto: Manoel Junior)

Governador Valadares recebeu, neste sábado (3), cerca de 4.600 estudantes de diversas cidades da região para a realização do primeiro dia de avaliações do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As provas acontecem em GV e mais quatro cidades, e envolvem candidatos dos três módulos do programa. Neste primeiro dia, o índice de faltosos chegou 15%.

Pedro Augusto prestou as provas do Módulo I do Pism. (Foto: Webert Arão/UFJF)

Ansiedade e boas expectativas eram os sentimentos mais presentes entre os primeiros candidatos a deixar a Escola Estadual Professor Nelson de Sena, em GV, neste sábado. Estreante no Pism, o valadarense Pedro Augusto resolveu as provas do primeiro módulo e saiu com boas notícias: “achei muito tranquilo em algumas matérias, olhei e já tive certeza da resposta. Me preparei e tenho certeza que vou me sair bem”. As certezas diminuem, porém, quando se trata da escolha do curso; o jovem está indeciso entre Psicologia, no campus sede, ou Educação Física, em GV.

Escola Estadual Julio Soares recebeu estudantes para atendimento especializado. (Foto: Flávia Carvalho/UFJF)

Muitos jovens vieram de outras cidades para as provas do Pism em GV. Julia, de 16 anos, veio de Timóteo com intenção de conseguir uma vaga para o Curso de Odontologia: “achei as questões abertas bem puxadas, mas nas questões fechadas, achei bacana”, relatou, sobre o conteúdo do Pism II. Ao lado dela, Emanuele, 16 anos, natural de Ubaporanga, demonstra boas esperanças para a correção da avaliação. “A prova foi tranquila, tenho expectativa de uma nota boa, pois estudei e me preparei para isso. Espero colher bons resultados!”.

Primeiro dia de provas teve cerca de 15% de ausentes. (Foto: Luiz Eduardo/UFJF)

As provas dos módulos I e II abordaram conteúdos de Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química. Já os inscritos no módulo III resolveram questões objetivas sobre Língua Portuguesa, Literaturas, Biologia e Matemática. As questões discursivas foram divididas conforme a área de conhecimento correspondente ao curso escolhido: para os inscritos em cursos da área Economia e Administração, as questões discursivas serão de Língua Portuguesa, Matemática e Sociologia. Já os que optaram pelas Exatas, terão que discorrer sobre Língua Portuguesa e Matemática. Para a área de Humanas, Língua Portuguesa, Literaturas e Sociologia. E os inscritos em graduações da Saúde terão como temas Língua Portuguesa e Biologia.

Provas continuam neste domingo, 4. (Foto: Luiz Eduardo/UFJF)

As provas continuam neste domingo, entre 13h30 e 17h30, no entanto, os portões serão abertos às 12h e fechados, impreterivelmente, às 13h. Para fazer a prova, é preciso apresentar documento oficial de identificação com foto: Carteira de Identidade, Passaporte, Carteira de Trabalho e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Não serão aceitos documentos digitais nem cópias autenticadas. Também é preciso levar caneta azul ou preta de corpo transparente.

Resultados
A previsão é que as notas das provas do Módulo III do Pism sejam divulgadas no dia 19 de janeiro de 2023. O resultado final, após a interposição e análise dos recursos, sai no dia 2 de fevereiro. As notas das provas dos Módulos I e II devem ser divulgadas no dia 14 de março de 2023, sendo o resultado final publicado em 23 de março de 2023.

Mais informações: copese@ufjf.br
www.ufjf.br/copese/