Dando início ao Dezembro Laranja, Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF, sob gestão da Ebserh) realiza a campanha anual de prevenção ao câncer de pele com mutirão de prevenção e diagnóstico.

As pessoas interessadas devem se dirigir ao HU Dom Bosco, no sábado, dia 03 de dezembro, entre 8h e 17h, local em que serão atendidas por especialistas, professores e residentes. Ao todo, a campanha mobiliza aproximadamente 100 postos cadastrados e espalhados pelo Brasil para atendimento gratuito à população. Além de atendimento e orientações, os pacientes com alguma lesão identificada suspeita vão ser encaminhados para tratamento. O acolhimento será feito por ordem de chegada.

A campanha é organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desde 1999 e já beneficiou mais de 600 mil pessoas. O mote este ano é “Não espere até sentir na pele”, colocando no centro dos debates os trabalhadores urbanos e rurais que estão diariamente expostos aos raios solares em virtude de sua profissão e em horários de lazer. A iniciativa também ganha fôlego com a retomada dos mutirões gratuitos à população para identificar casos novos da doença, já que a pandemia de Covid-19 interrompeu esse trabalho. Mais de 17 mil casos de câncer de pele deixaram de ser diagnosticados no auge da pandemia, entre 2020 e 2021, afetando sobretudo a população com mais de 60 anos, segundo dados da SBD.

Além dos atendimentos, a campanha ganha força nas redes sociais da entidade. Durante todo o mês de dezembro, serão publicados cards, vídeos e motions explicativos sobre o câncer e a importância de procurar um médico dermatologista em caso de aparecimento de mancha ou lesão suspeita. Está prevista ainda a participação de influenciadores e celebridades gravando vídeos incentivando a população a procurar um médico de confiança e ficar sempre atenta aos sinais. Outra ação é a iluminação de prédios públicos e monumentos históricos em todo o país.

O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado de células que compõem a pele. Elas se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo da doença. A doença pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas.

Como identificar
Entre os sinais que fazem soar os alertas estão: lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente; pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho; mancha ou ferida que não cicatriza e que continua a crescer, apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Tratamentos
Em relação ao tratamento, há diversas opções terapêuticas para cuidar do câncer da pele não-melanoma. A modalidade escolhida muda conforme o tipo e a extensão da doença, mas, normalmente, a maior parte dos carcinomas basocelulares ou espinocelulares pode ser tratada com procedimentos de menor complexidade. Dentre os tratamentos mais usuais estão cirurgia excisional; curetagem e eletrodissecção; criocirurgia; cirurgia a laser; Cirurgia Micrográfica de Mohs; e Terapia Fotodinâmica (PDT); além de radioterapia, quimioterapia, imunoterapia e medicações orais e tópicas.

Já para os casos de câncer de pele melanoma, o tratamento pode variar de acordo com a extensão, agressividade e localização do tumor, bem como a idade e o estado geral de saúde do paciente. As variantes de modalidades cirúrgicas são as principais alternativas.

Em ambos os tipos de câncer, é de extrema relevância que o diagnóstico seja precoce para evitar lesões mutilantes ou desfigurantes em áreas do corpo, em casos de baixa letalidade, ou piora da qualidade de vida e até morte, em casos mais graves. Importante ressaltar que boa parte dos cânceres de pele pode ser curado com tratamentos iniciais.

Prevenção
A prevenção ao câncer da pele pode ser feita diariamente e de forma simples. A principal medida é evitar a exposição ao sol, protegendo a pele dos efeitos da radiação UV Para isso, o recomendável é o uso de chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares. A exposição ao sol deve ser evitada principalmente entre 10h e 15h, quando devemos permanecer na sombra. Os filtros solares devem ter FPS 30 ou mais, serem usados diariamente, e não somente em horários de lazer. Consulte um médico dermatologista ao menos uma vez ano para um exame completo.