[Atualizada em fevereiro de 2023].

Adapt é um dos projetos aprovados, e receberá mais de R$ 150 mil (Imagem: Leandro Mockdece)

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento econômico e social sustentável, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgou o resultado da chamada 11/2022 de apoio a projetos de extensão em interface com a pesquisa. Das 367 propostas apresentadas, 104 foram aprovadas para contratação e receberão investimento total de R$ 14,9 milhões.

Foram contempladas neste edital sete iniciativas da UFJF, que juntas totalizam R$ 612.743,08. Os projetos aprovados estão relacionados a diferentes áreas do conhecimento e buscam contribuir para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) em Minas Gerais.

Confira a listagem com o respectivo valor:

Chamada 11/2022

Estratégias de educação

Em razão dos conflitos socioambientais que ocorrem ao redor do Parque Estadual do Ibitipoca, a professora Cora Hisae Hagino, da Faculdade de Direito, propôs um projeto de extensão que pretende desenvolver educação ambiental para professores e alunos do Ensino Médio. A ação já existe na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp), mas o recurso ampliará as ofertas de bolsas. Há também a expectativa de fazer viagens de campo e desenvolver material didático para educação ambiental nas escolas.

Outra ação voltada para educação de gestores públicos e população em geral, trata-se do Observatório das Desigualdades de Oportunidade em Educação e Saúde. “O objetivo é gerar informações sobre condições de educação e saúde, criando uma interface para identificação de problemas e propostas de políticas públicas”, comenta.

Os recursos serão alocados em grande parte para bolsas. Também deve ser contratado profissional da área de design para auxiliar na produção de material informativo e de divulgação.

Mobilidade infantil

Iniciativa já conhecida por muitas pessoas, o Adapt promove a mobilidade para crianças e adolescentes com deficiência, por meio de uma parceria entre as faculdades de Fisioterapia e Engenharia. O projeto foi contemplado com mais de 150 mil reais para bolsas de graduação e mestrado, bem como equipagem da oficina mecânica com ferramentas e compra de insumos para a produção e adaptação dos carrinhos.

De acordo com a coordenadora, a professora Flávia Bastos, esta é a primeira vez que o projeto é submetido a um edital de captação de recursos. “Como o objetivo é desenvolver, criar ou adaptar equipamentos, serão realizadas tarefas multidisciplinares envolvendo alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia e Fisioterapia.”

Novos projetos contemplados posteriormente

Após o primeiro resultado oficial, a Fapemig anunciou, no fim de 2022, mais 19 projetos contemplados no âmbito da Chamada 011/2022. A decisão foi tomada pelo Conselho Curador da fundação, devido à disponibilidade orçamentária e financeira da instituição.

Entre os 19, dois são da UFJF: “NAGÔ – Núcleo de Agroecologia de Governador Valadares: sociobiodiversidade, tecnologias sociais e intercâmbios de saberes no Território Médio Rio Doce” (contemplado com R$ 157.744,28) e “Computação no apoio à Saúde Pública via a intervenção online – Álcool & Saúde” (com orçamento aprovado de R$ 105.410,00).

NAGÔ

De acordo com o pesquisador Reinaldo Teixeira, coordenador do NAGÔ, o projeto tem como objetivo contribuir para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no Território Médio Rio Doce, localizado no Leste de Minas Gerais. Para isso, o foco será o fortalecimento das ações de extensão e pesquisa do NAGÔ para, por meio deste, promover o intercâmbio de saberes, práticas, experiências e tecnologias sociais de base agroecológica na região.

“A abrangência e o impacto da práxis extensionista do NAGÔ, bem como a participação e o envolvimento de movimentos sociais, entidades camponesas, povos e comunidades tradicionais demonstra seu compromisso com a função social da universidade pública”, define Teixeira. Com a aprovação na chamada da Fapemig, o projeto será estruturado em quatro eixos: “Povos e comunidades tradicionais (PCT)”, “ATER e tecnologias sociais agroecológicas”, “Agrobiodiversidade em circuitos curtos de comercialização (CCC)” e “Plantas alimentícias não convencionais (PANC)”.

Computação no apoio à saúde pública

O projeto “Computação no apoio à Saúde Pública via a intervenção online – Álcool & Saúde” é coordenado pelo pesquisador Heder Bernardino e vinculado à linha de pesquisa de e-saúde do Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Outras Drogas da UFJF (Crepeia).

De acordo com os integrantes do programa, o objetivo do mesmo é oferecer suporte e informações de qualidade em saúde para pessoas usuárias de álcool. Por meio dele, é possível traçar um plano personalizado para diminuir a ingestão de álcool e receber acompanhamento on-line em casos de recaídas e lapsos.

Confira o resultado da chamada 11/2022.

Confira detalhes sobre o novo aporte para a chamada informado posteriormente.