Homem também deve se cuidar e o cuidado com a saúde precisa começar desde cedo. O Novembro Azul, conhecido como o mês de prevenção ao câncer de próstata, ganha um aliado: o Novembrinho Azul.

Os homens procuram muito menos o médico em todas as especialidades, a ideia do projeto é conscientizar para que eles desde cedo se previnam com acompanhamento, informa José Murilo Netto, professor e médico uropediatra do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF, sob gestão da Ebserh). “Nessa campanha, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Urologia, não focamos só em ir ao urologista, mas em ir ao médico em geral, incluindo as crianças pequenas”, explica.

Assim como é mais comum as meninas irem a uma consulta ginecológica, é importante os meninos adolescentes, começando a puberdade, consultarem um urologista para se informar, avaliar se têm algum problema como fimose e varicocele (que são varizes nas veias do testículo que podem causar infertilidade, comuns nessa idade). “Existe também toda a questão de aconselhamento e orientação sobre sexualidade, sobre doenças sexualmente transmissíveis. Outra coisa que a gente foca muito com os adolescentes é quanto às “bombas”, o uso de testosterona e anabolizantes, orientamos que isso não deve ser feito e os males traz”, pontua o médico.

No Novembrinho Azul, incluímos também as crianças, porque existem problemas nessa faixa etária como fimose ou casos de urgência médica, a exemplo de torção de testículo. “São questões da saúde da criança importantes de serem avaliadas. A gente quer, na verdade, criar a cultura do homem procurar o médico, seja ele de qualquer idade, para chegar na vida adulta com esse hábito, já comum nas mulheres. Esse é o grande foco da campanha do Novembrinho Azul”, reforça José Murilo.

No HU-UFJF existe um Ambulatório de Urologia Pediátrica desde 1999, com muita procura, oferecendo atendimento ambulatorial e cirúrgico. “Atendemos crianças também com incontinência urinária e com enurese (que é o xixi na cama, com um ambulatório específico). Existem muitas meninas com problemas urológicos e a gente atende também. É um ambulatório com uma demanda muito grande, talvez seja o único ambulatório específico de urologia pediátrica em nossa região. No menino, a próstata começa a se desenvolver só quando começa a entrar hormônio, na puberdade. Então, até lá, o menino (a criança) praticamente não tem próstata. Problema de próstata a gente só vai ver no adulto. As nossas preocupações na campanha do Novembrinho Azul são as outras doenças urológicas”, explica o uropediatra.