“O Poder do Abraço”, da artista plástica Nequitz, fica em exibição no Forum da Cultura até 9 de dezembro

“O Poder do Abraço”, da artista plástica Nequitz, é a mostra que a Galeria de Arte do Forum da Cultura oferece ao público no período entre os dias 29 de novembro e 9 de dezembro. Com pinturas de diferentes tamanhos, feitas com acrílica sobre tela, a exposição possui curadoria de Marcílio Gomes, reunindo uma série de obras produzidas pela artista em um contexto de pandemia: “Adoro abraçar os amigos, a família… E naquele momento não podíamos abraçar. Foi quando me surgiu a vontade de fazer uma série que mostrasse o poder do abraço”, relembra Nequitz.

Natural de Juiz de Fora (MG), a artista plástica conquistou reconhecimento nacional e internacional com inúmeras exposições. Suas pinturas intensas e vibrantes, que atravessam temas sensíveis, já estiveram em grandes centros, como França, Itália, Emirados Árabes Unidos, Japão, Suécia, Inglaterra, Estados Unidos, Espanha, Chile, Argentina e Paraguai. “A arte é o alimento da minha alma. Com tintas e pincéis soltos das amarras do inconsciente, deixo-me levar para o imaginário, mergulhando fundo em minhas emoções”, comenta Nequitz.

Com planos abstratos de fundo, conseguidos com sua técnica de aguada e transparência, a artista cria em suas obras um universo mágico de leveza e significado. “O artista é um ser livre. A força que o move é o desejo incessante de abrir as portas do desconhecido”, pontua a artista.

Exposição conta com curadoria de Marcílio Gomes e reúne obras produzidas pela artista em um contexto de pandemia

“O Poder do Abraço” é resultado de dois anos de produções, algumas delas nascidas a partir de momentos presenciados pela artista e resgatados pela memória no período de isolamento e outras criadas em seu interior e manifestadas nas telas. “Tive um sítio em Juiz de Fora, onde tínhamos seis labradores, e minha neta estava sempre abraçada com a Tábata, a mais velha deles. Lembrar desses momentos se tornou inspiração para uma das obras”.

Para a artista, o abraço deveria ser muito mais utilizado do que é. “O abraço cura muita coisa. É carinho manifesto, tem o poder de renovar as esperanças, confortar, dar forças para continuar… O melhor lugar do mundo é dentro de um abraço!”, afirma . 

A abertura da mostra acontece nesta terça-feira, dia 29, às 19h, e a  exposição permanecerá aberta para visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h, seguindo até o dia 9 de dezembro. O vernissage e as visitações são gratuitos e abertos ao público em geral. A mostra contará também com repercussão nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.

O Forum da Cultura fica localizado na rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora.

Outras informações: (32) 2102-6306