O Conselho Setorial de Graduação (Congrad) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou, nessa quarta-feira, 23, os novos calendários acadêmicos que entram em vigência em 2023. São três documentos, sendo um para a grande maioria dos cursos, que estarão cumprindo o ano letivo de 2023 de forma regular, e outros dois calendários para cursos da área da saúde do campus de Governador Valadares, que ainda estão repondo conteúdos do ano letivo de 2022, em decorrência da pandemia.

Os calendários acadêmicos podem ser conferidos nas resoluções 112, 113 e 114 de 2022 do Congrad. O Conselho ainda não definiu os cronogramas dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia, Farmácia, Jornalismo e RTVI, todos do campus sede – eles ainda serão votados em reunião e divulgados posteriormente.

Calendário acadêmico regular

O calendário acadêmico regular prevê, tanto em Juiz de Fora quanto em Governador Valadares e para o Ensino a Distância, que as aulas do primeiro semestre de 2023 terão início no dia 13 de março e se encerram no dia 18 de julho. Já o segundo semestre letivo terá início em 14 de agosto e se encerra em 20 de dezembro. Confira as principais informações para o início do período:

Matrícula – O prazo para a primeira matrícula, realizada pelos estudantes, acontece entre 1 e 6 de fevereiro, por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Nos dias 9 e 10 do mesmo mês, o processo passa pela primeira análise do Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO).

Após esse procedimento, entre os dias 13 e 15 de fevereiro, os estudantes devem fazer os ajustes necessários na matrícula, também via Siga, e já nos dias 16 e 17, o processo retorna para o CGCO para a segunda análise. Por fim, os coordenadores de cursos têm entre 23 fevereiro e 17 de março para ajustar o que for necessário.

Dispensa de disciplinas – O calendário acadêmico também prevê prazo para o pedido de dispensa de disciplinas. O requerimento deve ser realizado entre 6 e 31 de março. Em Juiz de Fora a solicitação deve ser feita na Central de Atendimento (CAT), em Governador Valadares é preciso ir até a secretaria do curso e nos polos.

Disciplinas isoladas ou com vagas ociosas – Para quem desejar fazer matrícula em disciplinas ociosas, a data é o dia 20 de março. Já para quem deseja se inscrever em disciplina isolada nos cursos presenciais deve realizar o procedimento no dia 29 do mesmo mês.

Colação de grau – Entre 10 e 14 de abril, os estudantes concluintes dos cursos devem se inscrever para participar da Colação de Grau, via Siga, e os coordenadores têm entre 17 e 20 do mês para autorizar o requerimento. Geralmente, após esse prazo é definida a data da cerimônia.

Trancamento – O calendário prevê que o dia 21 de abril é a data limite para trancamento de disciplinas.

Informações sobre o segundo semestre letivo, bem como sobre todos os procedimentos previstos, podem ser conferidos no calendário acadêmico.

Outros calendários

Em decorrência da pandemia de Covid-19, os cursos de  Fisioterapia do campus Juiz de Fora e  as graduações de Farmácia, Medicina e Nutrição do campus de Governador Valadares darão início ao segundo semestre letivo de 2022. Já Odontologia do campus avançado ainda começará o primeiro semestre letivo de 2022. As atividades para essas graduações começam no dia 27 de fevereiro e serão encerradas em 4 de julho. 

Matrícula – O período para a primeira matrícula, realizada pelos acadêmicos, acontece em 1 e 6 de fevereiro, por meio do Siga, e nos dias 9 e 10 do mesmo mês, o processo passa pela primeira análise do Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO).

Após esse procedimento, entre os dias 13 e 15 de fevereiro, os estudantes devem fazer os ajustes necessários na matrícula, também via Siga, e já nos dias 16 e 17, o processo retorna para o CGCO para a segunda análise. Por fim, os coordenadores de cursos têm entre 23 e 28 fevereiro para ajustar o que for necessário.

Vagas em disciplinas ociosas – Aqueles que desejam realizar matrícula em disciplinas ociosas, a data é o dia 20 de março. Já entre 27 e 31 do mesmo mês, os alunos devem se inscrever para participar da Colação de Grau, via Siga, e os coordenadores têm entre 3 e 6 de abril para autorizar o requerimento.

Trancamento – Além disso, o calendário prevê que o dia 7 de abril é a data limite para trancamento de disciplinas. Os calendários acadêmicos não preveem as datas para os demais semestres letivos.

Outras informações: Confira os calendários acadêmicos.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF