O curso de extensão “Alfabetização e letramento de Surdos: refletindo e revendo métodos e práticas pedagógicas” prorrogou o período de inscrições até a próxima quarta-feira, dia 23. A atividade, organizada em parceria pelas faculdades de Letras e Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é gratuita. Ao todo, são ofertadas 60 vagas. As aulas serão realizadas de modo híbrido (presencial, no campus sede da UFJF, e remoto), entre os dias 23 de novembro e 28 de janeiro de 2023.

Confira o edital.

A participação é aberta ao público em geral, mas terão prioridade docentes vinculados à rede de Educação Básica, especialmente aqueles que atuam com alunos Surdos, e estudantes dos cursos de Pedagogia e Letras-Libras.

Faça aqui a sua inscrição.

O professor da Faculdade de Letras da UFJF e  vice-coordenador da iniciativa, Carlos Antônio Jacinto, explica que estão previstas 60h de atividades, sendo divididas em sete semanas de aulas remotas, acrescidas de quatro encontros presenciais obrigatórios.  “O objetivo, a partir de diferentes espaços e encontros formativos, é problematizar e aperfeiçoar práticas pedagógicas ligadas aos processos de alfabetização e letramentos de estudantes surdos, além de propor discussões que se pautem em pressupostos bilíngues.”

Ainda conforme Jacinto, “o curso contemplará os conteúdos divididos em cinco eixos, sendo eles: História da Educação de Surdos; Cultura e Identidades Surdas; Alfabetização e Letramentos; Alfabetização e Letramentos de Surdos; e Produção de material didático bilíngue.”

Outras informações: letramentodesurdosufjf@gmail.com