Entre cerca de 500 trabalhos, 40 foram selecionados e sete foram premiados

Tradicional na programação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Seminário de Iniciação Científica (Semic) encerrou sua 28ª edição com a premiação e as menções honrosas dos projetos de pesquisa que se destacaram junto à instituição. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) divulgou nesta sexta-feira, dia 18, os trabalhos mais bem avaliados em cada grande área de conhecimento. Ao todo, foram cerca de 500 trabalhos analisados, 40 selecionados para apresentações orais e sete premiados.

As menções honrosas, por sua vez, foram concedidas aos projetos cujos vídeos atingiram o maior número de likes ao longo da primeira fase do seminário. Os cinco trabalhos melhor classificados em cada área serão, ainda, convidados a publicar na revista Principia – Caminhos da Iniciação Científica da UFJF, editada pela Propp. Confira a lista das premiações e das menções honrosas.

“Encerramos com imenso orgulho e alegria o seminário, reafirmando o compromisso da UFJF com o desenvolvimento da pesquisa e semeando a geração de novos pesquisadores”, comemora a coordenadora de Pós-Graduação e Pesquisa, Priscila de Faria Pinto. “O circuito anual dos projetos de iniciação científica se inicia com a submissão de projetos e segue para a avaliação, a distribuição das vagas, a seleção e o cadastro de estudantes, se encerrando com a apresentação do Semic. Todo este processo mobiliza uma centena de trabalhadores da UFJF. Mas, ao final de cada evento, temos a certeza da importância desse programa na formação de nossos estudantes.”

O estudante Frederico Henrique Ferreira, integrante do projeto premiado no campo das Ciências Exatas, ressaltou que a iniciação científica é de grande importância para todos que, como ele, pretendem seguir na carreira acadêmica, visto que essa etapa promove a troca de conhecimento entre departamentos e universidades, além de já introduzir as melhores formas de comunicar o conhecimento produzido para a sociedade.

Frederico é bolsista de projeto sobre o estudo de complexos polinucleares para avaliação de atividade anticâncer e antiviral (Foto: Arquivo pessoal)

“Tudo isso engrandece a minha formação por, principalmente, alimentar discussões sobre temas que, do contrário, não seriam discutidos no âmbito da graduação. Pesquisar significa abraçar aquele tema e trabalhar exaustivamente todos os fatores que o envolvem, juntando conhecimentos das disciplinas cursadas, informações extras presentes na literatura e ter muita interação com outros pesquisadores da área – tudo isso amplia as capacidades do estudante”, avalia Ferreira.

Em consonância com a fala do colega, o estudante de Odontologia, Matheus Souza, celebrou a iniciação científica como uma das experiências mais enriquecedoras que vivenciou na UFJF. “Ela veio até mim como uma oportunidade de me familiarizar com uma das diversas possibilidades de se fazer pesquisa dentro da universidade federal, e terminou por ampliar minha visão de mundo por meio do tema que abordei, me permitiu criar laços e ter uma relação com pessoas de áreas distintas a minha – como o professor orientador Marco José Duarte, da Faculdade de Serviço Social.”

Matheus integra um dos trabalhos selecionados para apresentação oral no Semic (Foto: Arquivo pessoal)

Segundo o aluno, além de agregar em sua trajetória como discente, a iniciação científica ainda possibilitou que ele se torne um “profissional capaz de dialogar e trocar com diversas outras profissões e áreas”. Souza integrou o projeto “A política nacional de saúde integral de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais na revisão da literatura”.

Sobre o Semic
O Seminário de Iniciação Científica da UFJF é um evento anual que já é realizado há mais de duas décadas com o objetivo de divulgar os resultados dos trabalhos de iniciação científica desenvolvidos na instituição. O encontro conta com a participação de bolsistas dos diversos Programas de Iniciação Científica gerenciados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp), cujas bolsas são financiadas pela UFJF, Fapemig e CNPq.

Confira a lista das premiações e das menções honrosas do 28º Semic.