Estudantes da rede pública de ensino de Juiz de Fora que passaram para a segunda fase da edição mirim da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Olimpíada Mirim – Obmep) serão premiados neste sábado (19) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

O evento é organizado pelo projeto de extensão “Plantando conhecimento para um futuro brilhante: Olimpíada Mirim – Obmep”, iniciativa pioneira no cenário nacional. A cerimônia é destinada a integrantes das escolas convidadas e acontece às 14h, no anfiteatro do Instituto de Ciências Exatas (ICE). 

A Olimpíada Mirim – Obmep é a versão do concurso nacional de matemática direcionada a estudantes do 2° ao 5° anos do Ensino Fundamental I – com faixa etária média entre 6 e 9 anos. Este é o primeiro ano em que a Olimpíada Mirim é realizada. 

Projeto de extensão é pioneiro nacionalmente

O projeto de extensão “Plantando conhecimento para um futuro brilhante: Olimpíada Mirim – Obmep” oferece suporte a professores e escolas municipais do Ensino Fundamental I da região de Juiz de Fora participantes do concurso. A área compreende 139 cidades e, aproximadamente, 750 escolas.   

“Sabemos da importância social da Olimpíada Mirim de Matemática, que contribui para a melhoria da qualidade da educação básica, estimula e promove o estudo da Matemática, difunde a cultura matemática e promove a inclusão social por meio da difusão do conhecimento”, ressaltam os professores coordenadores do projeto, Joana Darc Antonia Santos da Cruz e Sandro Rodrigues Mazorche, do Departamento de Matemática do ICE. 

De acordo com Mazorche, que também é coordenador da Obmep na regional, promover um projeto de extensão que funcione como um braço auxiliar regional da Obmep Mirim é uma atividade pioneira no âmbito nacional.  “(O objetivo é) fazer uma ampla divulgação da Olimpíada Mirim – Obmep e incentivar a participação das escolas municipais da região e de seus alunos do Ensino Fundamental I. Além disso, dar suporte para que escolas e professores possam propiciar condições que auxiliem as crianças que quiserem participar da Olimpíada.”

A Olimpíada 

A 1ª Olimpíada Mirim – Obmep contou com a participação de mais de 2 milhões de estudantes espalhados pelo país na primeira e segunda fases. Na regional de Juiz de Fora, apenas onze escolas tiveram alunos aprovados para a segunda fase da competição, efetuada em outubro. São elas: E.E. Ana Salles, E.E. Coronel Manuel Carneiro das Neves, Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora, E.E. Mercedes Nery Machado, E.E. Mariano Procópio, E.E. Professor Lopes, E.E. Professor Quesnel, E.E. Professor Teodoro Coelho, Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, E.M. João Guimarães Rosa e E.M. Dilermando Cruz Filho. 

Professores com interesse em inscrever suas escolas na Obmep Mirim podem entrar em contato com a equipe do projeto de extensão pelo e-mail olimpiada.mirim@ufjf.br

A Obmep é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). 

Outras informações: Olimpíada Mirim – OBMEP