A cerimônia de encerramento da VI Mostra de Ações de Extensão e IV Congresso de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) contou com exposição das atividades do comitê de monitoramento à Covid-19, entrega de menção honrosa a 130 projetos que atuaram no combate à pandemia e apresentação de aplicativo com mapeamento de ações extensionistas. O evento foi realizado na tarde desta sexta-feira, 18, no Anfiteatro das Pró-reitorias. 

A pró-reitora de extensão da UFJF, Ana Livia Coimbra, fez o encerramento da Mostra (Foto: Carolina de Paula)

A entrega dos diplomas de menção honrosa foi realizada pela pró-reitora de extensão, Ana Livia Coimbra, e pelo secretário-geral da UFJF, Edson Faria. Houve, ainda, a concessão de premiações de 20 projetos apresentados durante a Mostra na modalidade vídeo e apresentação cultural com o professor da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), Carlos Fernando Cunha, cantando para o público presente e representando seu projeto Ponto de Samba. 

Antes da premiação, durante a mesa de abertura do evento, Coimbra refletiu sobre a celebração dos trabalhos desenvolvidos “coletivamente, apesar de tantos desafios”. “Estou muito emocionada, porque acompanhamos muitos projetos durante a pandemia. Recebíamos falas de coordenadores e estudantes que passaram por problemas difíceis durante a pandemia e, ainda assim, desenvolviam ações para a comunidade nas mais diversas áreas, como saúde, comunicação, lazer, direitos humanos, apoio psicológico. Nós recebíamos histórias de muito sofrimento de beneficiários. Trabalhamos. A universidade se fez presente. Hoje, gostaria de dizer que esta é uma tarde de alegria”, declarou. 

Evento também contou com a presença do secretário-geral da UFJF, Edson Faria (Foto: Carolina de Paula)

Também presente, o secretário-geral da UFJF classificou a ocasião como um momento de alegria em comemoração às ações que a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) realiza. “Uma situação tão adversa, em que vivemos um período social de indefinições, deu provas da nossa capacidade de nos transformarmos para fortalecer a fé e a convicção na universidade pública e na integração do que se faz aqui dentro com a sociedade brasileira. É um dia em que as atividades que conseguiram marcar a relação da universidade com a sociedade estão sendo representadas e reconhecidas. Ações que conseguiram fazer a diferença e demonstraram, mesmo para aquelas pessoas que compram o discurso fácil de atacar as universidades públicas, a importância dela para a sociedade que a mantém e que precisa voltar a valorizá-la”, afirmou Faria, representando o reitor, Marcus Vinícius David.

Lançamento de aplicativo

A cerimônia de encerramento contou, ainda, com o lançamento do protótipo de um aplicativo voltado para o georreferenciamento de projetos de extensão. O objetivo, com a iniciativa, é auxiliar no processo de curricularização da extensão na universidade. Por meio da plataforma virtual, estudantes poderão localizar ações extensionistas realizadas nas proximidades da UFJF e, assim, pleitear a entrada em algum programa oferecido pela Universidade. 

Segundo o professor do departamento de Ciência da Computação, André Luiz de Oliveira, que atua na criação do aplicativo, a iniciativa começou a ser formatada a partir de demandas da Proex. “A principal funcionalidade é o georreferenciamento das

ações de extensão em Juiz de Fora e Governador Valadares, sejam elas projetos, eventos ou cursos. O aplicativo tem um conjunto de funcionalidades, associadas ao tipo de usuário, que pode ser tanto um aluno quanto um usuário externo, ou seja, qualquer pessoa da comunidade. É possível buscar os projetos por categorias”, detalha Oliveira. 

Existe, ainda, a possibilidade de um usuário se conectar com outro por meio da plataforma, formando uma rede social vinculada à extensão da UFJF, bem como conferir editais e processos seletivos de projetos extensionistas. Os professores ainda poderão utilizar o aplicativo, sejam eles coordenadores de ações extensionistas ou interessados nas atividades desenvolvidas. Entre as funcionalidades para esse grupo, está a inclusão de editais de seleção de bolsistas e a edição de informações essenciais sobre a ação, além do cadastramento de eventos e cursos.

A professora da Faculdade de Medicina, Maria Cristina Vasconcellos, falou sobre o Comitê de Enfrentamento da Covid-19 (Foto: Carolina de Paula)

Comitê de Monitoramento da Covid-19 segue em atuação

Durante a mesa de abertura do evento, a professora da Faculdade de Medicina (Famed) Maria Cristina Vasconcellos, membro do Comitê de Combate e Enfrentamento da Covid-19 da UFJF, também fez uma exposição das ações e desafios enfrentados pelo grupo de trabalho desde março de 2020, quando foi decretada a pandemia. “A situação é tranquila, mas o comitê ainda existe, com reuniões pontuais, de acordo com a demanda de cursos e devido à nova variante. O Comitê continua à disposição, para que a Universidade siga da melhor maneira e com todos trabalhando juntos”, finalizou. 

Confira as fotos do evento: